Termos e condições de reserva das Férias British Airways

<  Informação legal

 

1.1. Estas são as condições que se aplicam à sua reserva. No entanto, não se aplicam a quaisquer reservas de voo de serviços da British Airways ou da Iberia (incluindo serviços operados pelos nossos franchisados, em regime de codeshare e das companhias aéreas parceiras da oneworld®), exceto quando incluídas num "Pacote" conforme definido abaixo na cláusula 1.4.2

1.2. Nestas condições de reserva, "nós", "nos" e "nossos" referem-se sempre à British Airways Plc, British Airways Holidays Limited ou Iberia LINEAS AEREAS DE ESPAÑA, S.A., Operadora, Sociedade Unipersonal, consoante o contexto (consulte as Cláusulas 2.2 e 2.3 abaixo). A sede da British Airways Plc, com o número de empresa 1777777, e da British Airways Holidays Limited, com o número de empresa 00554278, é Waterside, PO Box 365, Harmondsworth, UB7 0GB, Reino Unido. Somos uma empresa registada em Inglaterra. A morada da British Airways Holidays é Astral Towers, Betts Way, Crawley, West Sussex RH10 9XA, Reino Unido. A sede da Iberia LINEAS AEREAS DE ESPAÑA S.A. Operadora Sociedad Unipersonal, com o número de empresa A85850394, é C/Martinez Villergas 49, 28027 Madrid, Espanha. Para obter os dados de contacto local, consulte o website ba.com ou Iberia.com.

1.3. Para os passageiros com procedência nos Estados Unidos da América ou no Canadá, os produtos referentes a serviços de terra apresentados no website ba.com ou através do nosso centro de atendimento deverão ser reservados e adquiridos nos Estados Unidos da América ou no Canadá juntamente com um voo da British Airways ou da Iberia ou com um voo transatlântico da American Airlines. Salvo disposição em contrário (como, por exemplo, no caso de um Pacote que inclua voos), todos os preços das tarifas aéreas acrescem aos preços dos serviços de terra. Temos o prazer de anunciar que, para os residentes no Quebeque, no Canadá, os produtos em destaque neste website ou através do nosso centro de atendimento poderão ser reservados exclusivamente através do seu agente de viagens.

1.4. Nestas condições de reserva aplicar-se-ão as seguintes definições, conforme estabelecido pela Diretiva (UE) 2015/2302 do Parlamento Europeu e do Conselho relativa às viagens organizadas, férias organizadas e circuitos organizados e/ou os "Regulamentos relativos às viagens organizadas, férias organizadas e circuitos organizados de 2018 (modificado), conforme relevante (conjuntamente designados por "Regulamentos relativos a viagens organizadas")":-

1.4.1. Entende-se por "Serviço de viagem" (a) o transporte de passageiros; (b) a prestação de serviços de alojamento que não sejam uma parte intrínseca do transporte de passageiros e que não se destinem a fins residenciais; (c) o aluguer de carros; e (d) qualquer outro serviço turístico que não seja parte intrínseca do serviço de viagem tal como definido nas alíneas (a), (b) ou (c).

1.4.2. De acordo com o parágrafo 1.4.4, um "Pacote" é uma combinação de, pelo menos, dois tipos diferentes de serviços de viagem na mesma viagem ou nas mesmas férias se:

(a) esses serviços forem combinados por um comerciante, incluindo a pedido de, ou em conformidade com, a seleção do viajante, antes de um contrato único sobre todos os serviços ser celebrado; ou

(b) esses serviços forem

(i) comprados num ponto de venda único e selecionados antes do consentimento do viajante em efetuar o pagamento,

(ii) oferecidos, vendidos ou cobrados a um preço inclusivo ou total,

(iii) anunciados ou comercializados com o termo "pacote" ou semelhante,

(iv) combinados após a celebração de um contrato pelo qual um comerciante permite a um viajante escolher entre uma seleção de diferentes tipos de serviços de viagem, ou

(v) comprados em comerciantes diferentes através de processos de reserva online em que

(aa) o nome do viajante, dados de pagamento e endereços de e-mail são transmitidos do comerciante com quem o primeiro contrato é firmado para outro comerciante(s), e

(bb) um contrato com este comerciante ou comerciantes for concluído o mais tardar 24 horas após a confirmação da reserva do primeiro serviço de viagem, independentemente de o viajante celebrar contratos separados com um ou mais prestadores de serviços de viagens relativamente aos serviços.

1.4.3. De acordo com o parágrafo 1.4.4, o termo "Serviços de viagem conexos" significa, pelo menos, dois tipos diferentes de serviço de viagem comprados para a mesma viagem ou para as mesmas férias. Não representa um pacote, resultando na conclusão de contratos separados com os fornecedores individuais de serviços, caso o comerciante facilite;-

(a) na eventualidade de uma visita única ou contacto com um ponto de venda de um comerciante, a seleção e o pagamento em separado de cada serviço de viagem por viajantes; ou

(b) de forma direcionada, a aquisição de, pelo menos, um serviço de viagens adicional de outro comerciante, quando o contrato com esse outro profissional estiver concluído o mais tardar 24 horas após a confirmação da reserva do primeiro serviço de viagem.

1.4.4 Uma combinação de serviços de viagem em que mais de um tipo de serviço de viagem do tipo incluído no parágrafo (a), (b) ou (c), referente à definição de "serviço de viagem", é combinado com um ou mais serviços de viagem indicados no parágrafo (d) desta definição, não é um "Pacote" ou "Serviço de viagem conexo" se estes serviços:-

(a) não representarem uma proporção significativa do valor da combinação e não forem anunciados em conformidade e não representarem uma característica essencial da combinação; ou

(b) forem selecionados e comprados após a prestação de um serviço de viagem, do tipo indicado no parágrafo (a), (b) ou (c) da definição de "serviço de viagem", ter sido iniciada.

1.4.5 "EEE" significa Espaço Económico Europeu e é composto pelos seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, República de Chipre, Roménia e Suécia.

1.5. Tenha em atenção que, se tiver feito uma reserva e, posteriormente, efetuar uma alteração, aplicar-se-á a Cláusula 7.4.

1.6. Estas condições de reserva aplicam-se à sua reserva da seguinte forma:

As cláusulas 1 a 3 e 5 a 13 inclusive aplicam-se a todas as reservas feitas connosco;
A Cláusula 4 aplica-se apenas a Pacotes e Serviços de viagem conexos;
A cláusula 14 aplica-se ao seguro de viagem.

1.7. Se tiver reservado um aluguer de carro connosco, é da sua responsabilidade ler qualquer Informação importante e Informação essencial no momento da reserva e incluída na sua documentação. Caso opte por comprar itens adicionais, tais como (mas não limitado a) assentos para crianças, GPS, condutores adicionais, redução de excesso, apoios de esqui, pneus/equipamentos de inverno, seguros adicionais, etc., serão aplicadas taxas adicionais, sobretaxas e impostos locais e será celebrado outro contrato de aluguer de carro referente a estes itens opcionais. Este contrato terá os seus próprios Termos e Condições. Peça à Avis que lhe explique quaisquer taxas, encargos e sobretaxas antes de as aceitar.

1.8. Quaisquer ofertas especiais reservadas poderão estar sujeitas aos termos e condições específicos em anexo, para além destas condições de reserva. Consulte a literatura promocional e verifique-os antes de efetuar a reserva, uma vez que, depois de confirmar, estes são considerados aceites.

2.1. O contrato é regulado exclusivamente pela legislação inglesa e encontra-se sujeito à jurisdição não-exclusiva dos tribunais da Inglaterra e do País de Gales, mas não exclusivamente, se estiver domiciliado num outro local, conforme indicado nas Cláusulas 2.1.1 a 2.1.7:

2.1.1. Se residir no Reino Unido, com exceção da Inglaterra e do País de Gales, os tribunais da Escócia e da Irlanda do Norte (consoante o sítio onde resida) também terão jurisdição.

2.1.2. Se residir na Austrália e a viagem tiver início na Austrália, o contrato será regulado, em todos os aspetos, pela legislação do Estado de Nova Gales do Sul (Austrália) e qualquer ação legal resultante ao abrigo do contrato apenas deverá ser julgada pelo Tribunal competente com jurisdição no referido Estado.

2.1.3. Se residir no Canadá e a viagem tiver início no Canadá ou se residir nos EUA e a viagem tiver início nos EUA, o contrato será regulado, em todos os aspetos, pelo direito substantivo do Estado de Nova Iorque (EUA) e qualquer ação legal resultante ao abrigo do contrato apenas deverá ser julgada pelo Tribunal competente com jurisdição no referido Estado (ou, se aplicável, de acordo com as leis do Estado onde reside).

2.1.4. Se residir num Estado-Membro do EEE, os tribunais desse Estado-Membro também terão jurisdição.

2.1.5. Se residir na Alemanha e a viagem tiver início na Alemanha, o contrato será regulado, em todos os aspetos, pela legislação alemã, apesar de o inglês ser o idioma de redação do contrato.

2.1.6. Se residir num estado membro do EEE e tiver feito a reserva de um Pacote, o contrato será regulado, em todos os aspetos, pela legislação inglesa, mas o responsável pela reserva irá beneficiar de quaisquer disposições imperativas aplicáveis no respetivo país de residência.

2.1.7. Se residir em Itália, os tribunais do seu país de residência ou domicílio têm jurisdição exclusiva.

2.2. Se residir no Reino Unido, nas Ilhas do Canal, na Ilha de Man, em Espanha, noutros países do EEE (conforme definido na cláusula 1.4.5), no México ou no Panamá e tiver reservado um Pacote, o contrato será celebrado com a British Airways Holidays Ltd. No caso de um Pacote reservado por uma pessoa residente noutro país, o contrato será celebrado com a British Airways Plc.

2.3 Quando o seu contrato for com a British Airways Plc, a British Airways opera os voos (exceto no caso de serviços operados pelas nossas companhias aéreas franchisadas, parceiras de voos em regime de codeshare e parceiras na aliança oneworld), contudo, os serviços de terra serão disponibilizados pela subsidiária integral British Airways Holidays.

2.4. Nos casos em que a Cláusula 2.3 se aplicar, a British Airways Holidays Ltd., em nome da British Airways Plc, irá contratar prestadores de serviços independentes para fornecer alojamento em hotéis, alugueres de carros e outros serviços de terra. Exceto no caso de Pacotes vendidos a residentes no Reino Unido e no Espaço Económico Europeu (EEE), nem a British Airways Plc, nem qualquer uma das suas subsidiárias ou afiliadas (incluindo, sem limitação, a British Airways Holidays Ltd., a Teleflight Limited d/b/a Flytele e/ou a callBA (BA Call Centre India Private Limited) (em conjunto, denominadas "British Airways")) serão responsáveis por quaisquer atos e/ou omissões de estes prestadores de serviços independentes, respetivos colaboradores, agentes, trabalhadores ou representantes e a British Airways não aceitará qualquer responsabilidade relativa a pessoas ou a propriedade por quaisquer perdas, danos, lesões, acidentes, atrasos ou irregularidades ocorridos, provocados ou sofridos durante ou devido a quaisquer serviços de terra ou aquando da execução de tais serviços reservados na ou através da British Airways. Para evitar quaisquer dúvidas, esta cláusula não pretende excluir a responsabilidade em caso de morte ou ferimentos provocados pela, ou para os quais tenha contribuído a, negligência da British Airways ou dos seus colaboradores.

2.5. As condições de reserva aplicam-se de igual forma ao responsável pela reserva e a todas as pessoas indicadas na reserva. Quando faz uma reserva em nome de outras pessoas, é da sua responsabilidade enquanto agente delas transmitir-lhes estas condições de reserva e garantir que estas as leem. Ao fazer a reserva em nome de todas as pessoas indicadas na reserva, assumimos que procedeu como descrito em cima.

2.6. A legislação relativa ao alojamento de pessoas com deficiência varia de país para país e não podemos garantir que todos os hotéis, meios de transporte e comodidades estarão equipados ou serão adequados a utilizadores de cadeiras de rodas ou com mobilidade reduzida. A British Airways Holidays irá prestar assistência a pessoas com incapacidades se tais serviços forem expressamente oferecidos como parte de um Pacote, ou a British Airways Holidays tiver concordado expressamente prestar a assistência requerida pelo cliente.

2.7. Se tiver pedidos especiais, estes devem ser solicitados no momento da reserva. Tenha em atenção que, apesar de fazermos todos os esforços para satisfazer pedidos especiais e comunicar ao fornecedor as suas preferências, não é possível assegurar o seu cumprimento. Os pedidos especiais poderão estar sujeitos a taxas adicionais, que serão pagas no local diretamente ao fornecedor.

2.8. Estes Termos e condições estão disponíveis em inglês e noutros idiomas. Em caso de inconsistência, a versão em inglês é o idioma original e qualquer outra versão é uma tradução apenas para efeitos informativos. Em caso de conflito, a versão em inglês prevalecerá e será a versão obrigatória para ambas as partes.

3.1. Esta cláusula não se aplica ao seguro de viagem. O seguro de viagem será tratado na Cláusula 14.

3.2. Se fizer a reserva diretamente connosco através da Internet nos sites ba.com ou Iberia.com, o seu contrato terá efeito imediato no momento em que a sua reserva for finalizada (exceto se a Cláusula 3.3 ou 3.4 se aplicar). A reserva estará concluída quando a página "Confirmação da reserva" for apresentada no ecrã. Enviaremos um e-mail ou uma carta a confirmar a sua viagem, juntamente com um link que o direcionará para um resumo online da sua reserva. Este resumo inclui um link para as presentes condições.

3.3. Se residir no Reino Unido ou na Irlanda e tiver efetuado a reserva na British Airways por telefone e a data de partida tiver lugar mais de 14 dias após a data da reserva, o seu contrato com a British Airways entrará em vigor após 24 horas, durante as quais poderá cancelar os serviços reservados e receber o reembolso total, sem ser sujeito a quaisquer taxas de cancelamento.

3.4. Depois de fazer a reserva, quaisquer alterações ao itinerário original, de acordo com as especificações constantes nas Cláusulas 7 e 8 (como a adição de serviços adicionais), efetuadas por telefone, através da Internet ou de outra forma, estarão sujeitas a estas condições de reserva. As presentes condições de reserva entrarão em vigor imediatamente após a confirmação da alteração.

4.1. Proteção financeira para reservas de pacotes efetuadas a partir de 1 de janeiro de 2021

4.1.1. Se reservar um Pacote que tenha como primeiro ponto de partida o Reino Unido irá receber uma fatura de confirmação da British Airways a confirmar os serviços reservados e a proteção ao abrigo da licença ATOL (Air Travel Organiser's Licencing). O nosso número ATOL é ATOL 5985. No caso improvável de insolvência da British Airways, a Autoridade para a Aviação Civil (CAA) irá assegurar que não fica isolado no estrangeiro e irá providenciar o reembolso de qualquer montante pago por reservas antecipadas. Note que a CAA, ao abrigo do sistema ATOL, não reembolsa Avios que tenham sido utilizados como forma de pagamento. Para obter mais informações, visite o website da CAA.

4.1.1.1. A sua proteção financeira. Quando comprar um voo e férias com proteção ATOL, receberá um Certificado ATOL. Este indica aquilo que está financeiramente protegido, onde pode obter informações sobre o que isso significa para si e quem deverá contactar caso surja algum problema.

4.1.1.2. A British Airways ou os fornecedores identificados no seu Certificado ATOL disponibilizarão os serviços indicados no Certificado ATOL (ou uma alternativa adequada). Em alguns casos em que não há possibilidade da nossa parte, nem da parte dos fornecedores, de disponibilizar os serviços devido a insolvência, um detentor ATOL alternativo poderá prestar-lhe os serviços que comprou ou uma alternativa adequada (sem qualquer custo adicional para si). Concorda e aceita que, nessas circunstâncias, um detentor ATOL alternativo cumpra essas obrigações e concorda pagar qualquer montante pendente ao abrigo do contrato com esse detentor ATOL alternativo. No entanto, também concorda que, em alguns casos, não será possível designar um detentor ATOL alternativo, tendo o direito de apresentar uma reclamação ao abrigo do programa ATOL (ou emissor do seu cartão de crédito, quando aplicável).

4.1.1.3. Se a British Airways ou os fornecedores identificados no seu Certificado ATOL, formos incapazes de fornecer os serviços indicados (ou uma alternativa adequada, através de um detentor ATOL alternativo ou de outra forma) devido a insolvência, os Fiduciários do Air Travel Trust poderão pagar-lhe (ou conceder algum benefício) ao abrigo do programa ATOL. Concorda, em contrapartida por tal pagamento ou benefício, apresentar apenas a esses Fiduciários quaisquer reclamações que tenha ou venha a ter em resultado da não prestação dos serviços, incluindo qualquer reclamação contra a British Airways, o agente de viagens (ou o emissor do seu cartão de crédito, quando aplicável). Também concorda que quaisquer reclamações possam ser apresentadas a outra entidade, se essa outra entidade tiver pago montantes reivindicados ao abrigo do programa ATOL.

4.1.2. Se reservar um Pacote (conforme definido na Cláusula 1.4.2) que inclua um voo que tenha como primeiro ponto de partida o EEE (conforme definido na cláusula 1.4.5), a Suíça, as Ilhas do Canal ou a Ilha de Man, qualquer proteção do consumidor exigida por lei será assegurada por uma apólice de seguro de proteção financeira do consumidor criada pela International Passenger Protection Limited. Estas disposições destinam-se a cumprir os requisitos de segurança dos pré-pagamentos. Para obter mais informações, aceda ao website do IPP. Tenha em conta que a apólice de seguro de proteção financeira do International Passenger Protect Limited reembolsa todas as formas de pagamento, incluindo o valor monetário de Avios utilizados como forma de pagamento, nos casos em que seja relevante.

O endereço registado da filial suíça da LMIE é Lintheschergasse 19, Zurique 8001, Suíça, estando a mesma diretamente autorizada pela Autoridade Federal de Supervisão do Mercado Financeiro (FINMA) como filial de um país terceiro.

4.1.2.1. Esta proteção é subscrita pela Liberty Mutual Insurance Europe SE (LMIE) que opera como Liberty Specialist Markets, que pertence ao Liberty Mutual Insurance Group. Sede social: 5-7 rue Leon Laval, L-3372, Leudelange, Grão-Ducado do Luxemburgo. Número de registo B232280 (Registre de Commerce et de Societes). LMIE é uma sociedade anónima europeia e é supervisionada pelo Commissariat aux Assurances e licenciada pelo Ministro das Finanças do Luxemburgo como companhia de seguros e resseguros.

4.1.3. Se for residente no Reino Unido, no EEE (conforme definido na cláusula 1.4.5), na Suíça, nas Ilhas do Canal ou na Ilha de Man e tiver reservado um Pacote (conforme definido na Cláusula 1.4.2) que parta de outro local diferente do Reino Unido, do EEE, da Suíça, das Ilhas do Canal ou da Ilha de Man, qualquer proteção do consumidor exigida por lei será assegurada por uma apólice de seguro de proteção financeira do consumidor criada pela International Passenger Protection Limited. A Cláusula 4.1.2.1 mostra como se subscrevem estes seguros. Estas disposições destinam-se a cumprir os requisitos de segurança dos pré-pagamentos. Para obter mais informações, aceda ao website do IPP.

4.1.4. Se for residente no Reino Unido, no EEE (conforme definido na cláusula 1.4.5), na Suíça, nas Ilhas do Canal e na Ilha de Man e tiver efetuado a reserva de um Pacote (conforme definido na Cláusula 1.4.2) que não inclua um voo, qualquer proteção financeira do consumidor exigida por lei será assegurada por uma apólice de seguro de proteção financeira criada pela International Passenger Protection Limited e subscrita pelas Seguradoras que fazem parte dos Consórcios da Lloyds. A Cláusula 4.1.2.1 mostra como se subscrevem estes seguros. Estas disposições destinam-se a cumprir os requisitos de segurança dos pré-pagamentos. Para obter mais informações, aceda ao website do IPP.

4.2. Proteção financeira para Serviços de viagem conexos

Se fizer a reserva no Reino Unido ou no EEE, serviços de viagem que criem um Serviço de viagem conexo (tal como definido na Cláusula 1.4.3), NÃO irá beneficiar dos mesmos direitos que se aplicam a Pacotes ao abrigo dos regulamentos relativos pacotes de viagem.

Se reservar e pagar, no Reino Unido ou no EEE, um voo e, posteriormente, durante a mesma visita ao nosso site de reservas ou clicando num link que lhe enviámos num período de 24 horas, aceder à reserva de serviços adicionais de viagem (conforme definido na Cláusula 1.4.1), isso irá criar um Serviço de viagem conexo. Nesse caso, conforme exigido pelos regulamentos relativos pacotes de viagem, a British Airways terá proteção adequada para reembolsar os seus pagamentos por serviços de voo não realizados por completo devido à insolvência da British Airways e para a sua repatriação. A British Airways contratou proteção contra insolvência com a International Passenger Protection Limited, que é detida pela Liberty Mutual Insurance Europe SE (LMIE) que opera como Liberty Specialist Markets, que pertence ao Liberty Mutual Insurance Group. Sede social: 5-7 rue Leon Laval, L-3372, Leudelange, Grão-Ducado do Luxemburgo. Número de registo B232280 (Registre de Commerce et de Societes). LMIE é uma sociedade anónima europeia e é supervisionada pelo Commissariat aux Assurances e licenciada pelo Ministro das Finanças do Luxemburgo como companhia de seguros e resseguros. Este seguro só é válido para passageiros que tenham reservado e pago diretamente junto da British Airways Holidays Ltd. Para obter mais informações, aceda ao website do IPP. Tenha em atenção que esta proteção contra insolvência só protege o seu voo, não cobrindo contratos com outras partes, que poderão ser realizados apesar da insolvência da British Airways.

4.3. Apresentar uma reclamação

Qualquer ocorrência que possa justificar uma reclamação deve ser enviada nos 14 dias seguintes para:

Para passageiros com origem no Reino Unido e noutras partes do mundo, excluindo a UE

Reclamações IPP em Sedgwick
Telefone: +44 (0)345 266 1872
E-mail: Insolvency-claims@ipplondon.co.uk
ou online em http://www.ipplondon.co.uk/claims.asp

Para passageiros com origem na UE

Reclamações IPP em Sedgwick
Telefone: +31 103120666
Email: ippclaims@nl.sedgwick.com
ou online em https://www.ipplondon.co.uk/claims.asp

De modo a podermos processar com prontidão qualquer reclamação recebida neste âmbito, é necessário que guarde todos as faturas, recibos e outros documentos relacionados com os planos de viagem.

Os formulários de reclamação devem ser submetidos nos seis meses seguintes à data de insolvência.

A IPP Ltd. não poderá considerar nem pagar as reclamações recebidas após esta data.

5.1. Quando efetuar uma reserva, a British Airways irá solicitar o pagamento do valor total, ou, se a sua reserva cumprir determinados critérios, poderá efetuar o pagamento de uma caução.

5.1.1. Se optar pelo pagamento de uma caução, o saldo restante deve ser pago na totalidade, nos prazos especificados no momento da reserva e no "E-mail de confirmação da reserva".

5.1.2. Se o pagamento deste saldo não for efetuado na totalidade e dentro do prazo, a British Airways reserva-se o direito de tratar a sua reserva como tendo sido cancelada por si e, neste caso, serão aplicadas as condições de cancelamento definidas na Cláusula 7.5.

5.2. Para efetuar uma reserva, é necessário o pagamento com cartão de crédito (ou cartão de débito, apenas no Reino Unido). Os Membros do British Airways Executive Club também podem usar os seus Avios para pagar parte do preço total, dependendo das opções de pagamento apresentadas durante a criação do processo de reserva. Os pagamentos efetuados sem Avios serão apresentados como British Airways no extrato do seu cartão de crédito/débito.

5.2.1. Os Avios serão debitados da conta relevante quando a reserva for concluída.

5.2.2. No caso de uma Conta principal ser usada como forma de pagamento, os Avios serão debitados numa base proporcional a cada membro dessa conta.

5.2.3. Uma vez selecionada a opção de pagamento escolhida e a reserva confirmada, não é possível usar Avios como forma de pagamento em quaisquer pagamentos futuros do saldo da reserva.

5.3. Se tiver efetuado a reserva na Internet, a página de "Confirmação da reserva" irá apresentar um link para o bilhete eletrónico e para os comprovativos de reserva dos serviços de terra. É da sua responsabilidade imprimir e guardar estes comprovativos de reserva.

5.4. Se tiver efetuado a reserva por telefone, irá receber um "E-mail de confirmação da reserva" que vai apresentar um link para o bilhete eletrónico do seu voo e para vouchers de serviços de terra. É da sua responsabilidade imprimir e guardar estes vouchers. Em alguns casos, se não possuir um endereço de e-mail, o bilhete eletrónico do voo e os vouchers de serviços de terra poderão ser enviados por correio.

5.5. O bilhete eletrónico e os vouchers de serviços de terra são documentos importantes e podem ser utilizados como confirmação de pagamento e como um documento de troca. Deve ter estes comprovativos de reserva consigo e trocá-los pelos serviços reservados através da British Airways. Sem os comprovativos de reserva, não será possível provar que reservou e pagou os produtos/serviços em questão e o produto/serviço não será prestado pelo fornecedor ou poderá ser cobrado localmente pelo fornecedor.

5.6. Deve verificar cuidadosamente os detalhes da reserva e toda a documentação fornecida (incluindo estas condições de reserva) e contactar-nos imediatamente caso considere que os detalhes fornecidos estão incorretos.

5.7. Apenas a British Airways, a pessoa que efetua ou paga a reserva, as pessoas cujos nomes são indicados na reserva e que irão utilizar os serviços e, quando é adquirido um seguro de viagem, as pessoas mencionadas na Cláusula 14 terão o direito de aplicar qualquer uma destas condições de reserva. Exceto conforme especificado na Cláusula e 14 e em conformidade com a Cláusula 2.5, apenas a British Airways e a pessoa que efetua a reserva ou o pagamento, poderão cancelar ou alterar a reserva ou qualquer parte da mesma e não é necessário o consentimento de quaisquer pessoas cujos nomes sejam indicados na reserva para efetuar qualquer alteração ou cancelamento.

5.8. A pessoa que efetua ou paga a reserva deve ter, no mínimo, 18 anos. Alguns hotéis e outros fornecedores poderão exigir que parte ou todos os elementos do grupo tenham uma determinada idade mínima ou que, pelo menos, uma das pessoas em cada quarto tenha uma determinada idade mínima. A maioria dos hotéis nos EUA, por exemplo, impõem um mínimo de 21 anos. Para verificar a política específica do hotel, contacte-nos.

5.9. Os Membros do British Airways Executive Club que estejam registados no Reino Unido ou nos Estados Unidos da América e que façam uma reserva em ba.com, que inclua um Hotel, um Carro, um Transfer ou uma Excursão e quando esteja incluído um voo, o elemento do voo tenha origem no país registado, podem acumular "Bónus Avios" quando assim indicado. O nível real a ser concedido será apresentado no momento da reserva como "Bónus Avios" em ba.com.

Os membros do Iberia Plus registados em Espanha e que façam uma reserva em iberia.com em que os elementos individuais não tenham sido apresentados em separado e o elemento do voo tenha origem em Espanha, podem acumular "Avios extra" quando assim indicado. O nível a ser concedido será apresentado no momento da reserva como "Avios extra" em Iberia.com.

5.9.1. Para se qualificar para "Bónus Avios" ou "Avios extra", tem de ter uma conta ativa do British Airways Executive Club ou do Iberia Plus à qual estes possam ser atribuídos.

5.9.2. Os Avios não lhe serão concedidos se se tiver registado no British Airways Executive Club ou no Iberia Plus num país, mas tiver selecionado outro país como país de residência ao fazer a reserva.

5.9.3. Os Avios serão apresentados na sua conta 5 a 6 semanas após a conclusão da viagem. Se a sua reserva for cancelada, não serão concedidos Avios.

5.9.4. Os "Bónus Avios" ou "Avios extra" serão concedidos por reserva e só serão pagos na conta do membro do British Airways Executive Club ou do Iberia Plus que seja o primeiro adulto nomeado na reserva.

6.1. Os preços são indicados na moeda local, conforme determinado pelo país de partida.

6.2. O preço do seu voo (se existir) inclui os voos conforme confirmado na carta ou no bilhete eletrónico de confirmação, todos os impostos, taxas de aeroporto e encargos de companhias aéreas no Reino Unido, incluindo a taxa de passageiro de transportes aéreos, e todos os impostos, taxas de aeroporto e encargos de companhias aéreas pré-pagos fora do Reino Unido.

6.3. O preço do seu alojamento (se existir) incluirá, sempre que possível, impostos estatais pré-pagos e taxas de serviços obrigatórias. Alguns destinos e/ou hotéis irão requerer o pagamento de impostos e taxas obrigatórias adicionais durante a sua estadia no hotel, por exemplo, impostos municipais, taxas de resort, etc., que não estão incluídos no preço do alojamento. Estamos empenhados em fornecer-lhe informações sobre quaisquer custos associados ao ato da reserva ou notificá-lo se formos informados da respetiva introdução depois da fazer a reserva.

6.4. Os preços de hotéis e apartamentos são indicados por quarto e por noite, e baseiam-se nas datas e na ocupação especificadas no momento da reserva.

6.4.1. Poderão ser aplicadas taxas de quarto triplo a um quarto triplo completo, concebido para incluir três camas individuais, ou a um quarto com duas camas/quarto duplo com cama extra.

6.4.2. As instalações de hotéis e apartamentos, como equipamentos de desporto e lazer, não estão incluídas, exceto se especificado em contrário na descrição do hotel/apartamento.

6.4.3. O check-in na maioria dos hotéis é por volta das 14:00 e o check-out às 11:00, mas estas horas podem variar consoante o hotel, a altura do ano e o país. O preço pago por estadias de uma noite reflete as horas de check-in e check-out standard confirmadas aquando da chegada ao hotel ou apartamento. Quando estiver no hotel ou apartamento, se pretender efetuar o check-in ou o check-out mais tarde, poderá fazê-lo mediante o pagamento local de uma taxa, sujeito a disponibilidade. Se pretender assegurar uma chegada antecipada ou uma partida tardia, sugerimos que efetue a pré-reserva de uma noite extra antes de viajar. A maioria dos hotéis e apartamentos permite a permanência de bagagem na receção ou na sala de bagagem caso não tenha acesso ao quarto.

6.5. Os preços do aluguer de carros são indicados por carro e por dia, e baseiam-se nas datas reservadas. Para inclusão ou exclusão do aluguer de carro no preço apresentado, consulte as páginas correspondentes em ba.com para obter informações no momento da reserva ou o voucher. Alertamos para este facto, uma vez que existem requisitos específicos para o aluguer de carro que variam de acordo com o país onde efetua o aluguer do carro, como as idades mínima e máxima necessárias para conduzir e quaisquer sobretaxas aplicáveis. No momento da reserva, será solicitado que declare ter conhecimento dos mesmos e, consequentemente, será considerado que os leu e aceitou.

6.5.1. Os termos, condições e preços do aluguer, incluindo montantes de franquia e montantes de depósitos de segurança/pré-autorização, estão sujeitos a alterações sem aviso prévio e podem variar conforme o local. Estamos empenhados em fornecer-lhe informações sobre quaisquer custos associados ao ato da reserva ou notificá-lo se formos informados da respetiva introdução depois de fazer a reserva.

6.6. Quando reservar um Pacote, tal como definido na cláusula 1.4.2 a um preço Tudo Incluído único, não podemos, por razões comerciais, fornecer uma discriminação do preço dos componentes individuais do Pacote.

6.7. Qualquer desconto Reservar em conjunto e poupar apresentado na confirmação ou na fatura apenas será aplicável quando tiver adquirido o voo e o hotel ou o aluguer de carro na mesma transação. A poupança apresentada é comparada com o preço que teria pago se tivesse efetuado a reserva do mesmo itinerário em duas operações separadas em ba.com ou através do nosso centro de atendimento, utilizando opções comparáveis, como a cabina, a flexibilidade do bilhete, o tipo de aluguer de carro/quarto, as datas e a duração. Este é um acréscimo a quaisquer descontos promocionais aplicáveis resultantes de outras atividades ou ofertas de bónus que possam aplicar-se.

6.8. Nos casos em que for relevante, o desconto ou a poupança oferecido quando utilizar Avios como forma de pagamento dependerá do saldo dos Avios na sua conta e do preço total do cesto ao qual o desconto se aplica.

6.9. A British Airways Holidays reserva-se o direito de alterar as taxas de desconto em Avios aplicáveis a qualquer momento, a seu exclusivo critério. As novas taxas de desconto não são aplicáveis retroativamente a reservas já efetuadas.

6.10. Para poder desfrutar do preço apresentado, todas as ofertas de bónus devem ser totalmente utilizadas nas datas indicadas. Todas as ofertas de noites gratuitas são aplicáveis apenas a noites consecutivas reservadas no hotel em questão. Estas são válidas para, no máximo, uma noite gratuita por estadia, exceto quando especificado em contrário, e estão sujeitas a disponibilidade de quartos. Nem sempre é possível combinar ofertas de casamento e lua-de-mel entre si ou com outras ofertas de bónus.

6.11. As noites extra de estadia ou os dias extra de aluguer de carro, reservados após a chegada serão cobrados à taxa indicada pelo hotel ou pelo prestador de serviços de aluguer de carros.

6.12. Se lhe for apresentado um preço, mas não efetuar a reserva nesse momento, a British Airways reserva-se o direito de aumentar ou diminuir o preço em qualquer altura antes da reserva.

6.13. As seguintes opções não estão incluídas no preço:

  • seguro de viagem (cuja subscrição para a sua viagem é vivamente recomendada);
  • voos (excepto quando efectuar a reserva de um Pacote que inclua voos);
  • berços e comida para bebés (normalmente pagos diretamente no hotel);
    refeições (exceto quando especificado em contrário);
  • serviço de quartos (excepto quando especificado em contrário);
  • transferes (excepto quando especificado em contrário);
  • taxas de entrada ou visitas (excepto quando especificado em contrário);
  • todas as gorjetas, serviços de lavandaria e todos os artigos de natureza pessoal, como bebidas, tarifas de autocarro e táxi, despesas com compras;
  • taxas de protecção da saúde, passaporte e vistos;
  • estacionamento no hotel (quando aplicável) e o custo da viagem para e a partir do aeroporto;
  • algumas instalações de hotéis e apartamentos, como equipamentos de desporto e lazer. Em caso de dúvida, contacte-nos antes de viajar ou solicite informações na recepção do hotel no momento da chegada.

6.14. As definições de "criança" podem variar dependendo do fornecedor, tendo em conta a idade de referência, e irão determinar o preço pago pela inclusão da criança.

6.14.1. As definições de "criança", tendo em conta a idade, são uniformes em todas as companhias aéreas - um "bebé" terá idade inferior a 2 anos e uma "criança" terá entre 2 e 11 anos na data de regresso. Uma "criança" deverá ocupar um assento no avião. Um "bebé" não terá um assento atribuído num avião e deverá ficar sentado ao colo durante toda a viagem. Caso necessite de um assento para um bebé, deverá efetuar a reserva e o pagamento como se o mesmo se destinasse a uma "criança".

6.14.2. A definição de "criança" em hotéis varia, mas será sempre indicada no momento da reserva. Salvo especificação em contrário, os preços para crianças, quando incluídas, têm como base uma ou duas crianças (com utilização da cama existente, de uma cama extra ou de um sofá-cama) a partilhar o quarto com dois adultos. Os preços para crianças não são aplicáveis a quartos individuais, triplos ou quádruplos, exceto quando for especificamente indicado que se trata de uma oferta familiar. Os preços e as opções de ocupação de quarto disponíveis são determinados no momento da reserva com base nas idades das crianças indicadas. Se for utilizada uma cama extra para a criança, poderá aplicar-se uma taxa no local. Os preços para crianças incluem os mesmos planos de refeição aplicados aos adultos que as acompanham, exceto quando a estadia da criança não tiver qualquer encargo associado, neste caso, o preço não inclui qualquer refeição (exceto quando especificado em contrário).

6.14.3. A estadia de bebés com menos de 2 anos num hotel não está, normalmente, associada a qualquer encargo. No entanto, nem todos os tipos de quarto têm tamanho suficiente para acomodar um berço de bebé. Os berços devem ser solicitados no momento da reserva e alguns hotéis poderão cobrar o pagamento de uma taxa no local. A British Airways irá informar o fornecedor do pedido de berço, mas não é possível assegurar o cumprimento deste pedido. Se o fornecedor informar a British Airways de que não é possível confirmar o pedido antes da sua partida, este facto ser-lhe-á comunicado. Caso contrário, deverá confirmar no momento da chegada. Nestas circunstâncias, recomendamos vivamente que adote as suas próprias medidas.

6.15. O preço de determinados serviços, como bilhetes de teatro ou eventos especiais, adquiridos através da British Airways poderá ser superior ao valor nominal dos bilhetes que irá receber. Disponibilizamos estes serviços para lhe dar a oportunidade de efetuar a reserva e adquiri-los com antecedência e sem necessidade de efetuar chamadas para o estrangeiro, enviar faxes, ficar em filas de espera ou correr o risco de estes não se encontrarem disponíveis no destino e, assim, este serviço poderá ser cobrado.

6.16. Para poder desfrutar dos preços apresentados pela British Airways, algumas reservas devem incluir uma estadia mínima de 3 noites, incluindo uma noite de sábado.

6.17. Apesar de fazermos todos os esforços para assegurar que os preços corretos são apresentados no nosso site e/ou lhe são comunicados pelo nosso centro de atendimento, em raras ocasiões poderá estar disponível para reserva um preço incorreto. Nestes casos (incluindo no momento em que confirmamos a sua reserva), reservamos-nos o direito de cancelar a reserva.  Se cancelarmos a reserva, iremos notificá-lo e devolveremos todo o dinheiro pago. Nesta fase, também pode entrar em contato connosco para selecionar umas férias alternativas, pagando ou recebendo qualquer diferença de preço sempre que for relevante, ou pode solicitar o restabelecimento da reserva original, pagando o preço correto no período de tempo por nós indicado.

6.18. A British Airways Holidays Ltd é um Operador Turístico, com sede no Reino Unido, sujeito a IVA ao abrigo do Tour Operator Margin Scheme (TOMS), tal como requerido pela HMRC (Administração Fiscal e Aduaneira) e, por conseguinte, não nos é possível emitir faturas com IVA.

Para obter informações sobre os períodos de aviso e sobre quaisquer encargos que possam ser aplicados, consulte Alterações ou cancelamentos.

7.1. Para alterar o itinerário existente, deverá contactar o centro de atendimento local para obter assistência, uma vez que não é possível fazê-lo online em ba.com Para cancelar a sua reserva, pode fazê-lo através de Gerir a minha reserva em ba.com.

7.2. Se pretender reservar serviços extra não incluídos na reserva original (por exemplo, noites de estadia extra), poderá fazê-lo, contactando-nos, estando sujeito à disponibilidade dos serviços adicionais.

7.3. Se uma pessoa, mas não o grupo completo, pretender cancelar uma reserva, as taxas aplicadas a este cancelamento individual serão calculadas com base nas taxas de cancelamento individual aplicáveis ao componente específico a cancelar (se existir) ou, caso contrário, será aplicada uma taxa de alteração. As taxas aplicáveis serão indicadas no momento do pedido da alteração (consulte a Cláusula 7.6).

7.3.1. Se um indivíduo pretender cancelar uma reserva em que os Avios tenham sido usados como forma de pagamento e em que é devido um reembolso parcial, qualquer pagamento que não seja em Avios será reembolsado primeiro, seguido de um reembolso de quaisquer Avios.

7.3.2. Quando for efetuado o reembolso aplicável de Avios, este será creditado apenas na conta principal da reserva. O reembolso não será distribuído proporcionalmente pela conta Principal.

7.3.3. As taxas de alteração ou sobretaxas de cartão de crédito pagas como parte da reserva não são reembolsáveis.

7.4. Alterações à sua reserva

7.4.1. Se pretender alterar qualquer parte da sua reserva após a entrada em vigor do seu contrato com a British Airways (por exemplo, a transferência para um hotel diferente, alteração para vários hotéis, solicitação de uma data de partida diferente, inclusão de pessoas extra ou transferência da reserva para outra pessoa), deverá contactar a British Airways e esta comunicar-lhe-á se é possível responder aos seus pedidos. Todas as alterações estão sujeitas a disponibilidade.

7.4.2. Em caso de quaisquer alterações à sua reserva de aluguer de carro (incluindo condutores indicados, remoção de extras como, mas não limitado a, cadeirinhas para crianças, GPS, seguros adicionais, etc.) ou ao aluguer propriamente dito, o preço da reserva será novamente calculado. Quaisquer aumentos de preço ser-lhe-ão comunicados, juntamente com a taxa de alteração aplicável, e as reduções serão reembolsadas com dedução de quaisquer taxas de alteração ou cancelamento aplicáveis, conforme indicado no momento da reserva (consulte a Cláusula 7.6).

7.4.3. Se tiver reservado um Pacote e pretender diminuir a duração dos planos de estadia no hotel ou de aluguer do veículo acordados, nem sempre poderá fazê-lo devido a restrições associadas ao tipo de tarifa aérea reservada. Deverá contactar a British Airways e esta comunicar-lhe-á se é possível satisfazer os seus pedidos.

7.4.4. Se for possível efetuar as alterações solicitadas, tem de pagar quaisquer taxas adicionais aplicadas pelos prestadores dos serviços (por exemplo, a empresa de aluguer de veículos ou o hotel) para efetuar as alterações. Além disso, será cobrada uma taxa de alteração pela British Airways, que não é reembolsável no caso de um posterior cancelamento da reserva. A taxa de alteração cobrada será determinada de acordo com a moeda utilizada para efetuar a reserva e com o tipo de alteração solicitado, e será indicada no momento da reserva (consulte a Cláusula 7.6).

7.4.5. Se residir no RU ou no EEE e adquirir um Pacote, poderá (ao abrigo dos regulamentos relativos a viagens organizadas) efetuar alterações aos nomes das pessoas, sujeito a uma taxa de alteração e quaisquer taxas adicionais aplicadas pelos prestadores dos serviços (por exemplo, companhia aérea, empresa de aluguer de carro, empresa de experiências ou de transfer) para efetuar alterações, serão indicadas no momento do pedido. Quaisquer alterações aos elementos indicados na reserva estão dependentes da aceitação, por parte do elemento que os irá substituir, destas condições de reserva e à satisfação de todas as condições aplicáveis ao Pacote. As alterações de nome, efetuadas dentro de 48 horas da partida, não são garantidas.

7.4.6. Se não residir no Reino Unido ou no EEE, não é possível qualquer alteração aos nomes. Isto significa que qualquer alteração aos nomes será tratada como um cancelamento e criação de nova reserva e, deste modo, serão aplicadas as taxas de cancelamento indicadas no momento da reserva (consulte a Cláusula 7.6).

7.4.7. As alterações aos bilhetes da companhia aérea serão tratadas de acordo com as condições de transporte da companhia aérea em questão e todas as condições do bilhete aplicáveis. Tenha em atenção que alguns tipos de bilhete poderão não ser reembolsáveis nem alteráveis.

7.5. Cancelamento da sua reserva

7.5.1.Se cancelar a sua reserva após o contrato entrar em vigor, aplica-se o seguinte:

Se tiver reservado um Pacote pelo qual tenha pago um preço com tudo incluído, os encargos de cancelamento do seu pacote são definidos no momento da reserva (consulte a Cláusula 7.6);

Para voos que não façam parte de um Pacote com tudo incluído (e cujos preços sejam, por este motivo, apresentados independentemente), o cancelamento do bilhete da companhia aérea será tratado de acordo com as condições de transporte da companhia aérea em questão e todas as condições do bilhete e regras de tarifas aplicáveis. Tenha em atenção que alguns tipos de bilhete poderão ser não reembolsáveis e não alteráveis;

Nos cancelamentos efectuados pelo responsável pela reserva (que não sejam cancelamentos de voos), será cobrada uma taxa de cancelamento. As taxas de cancelamento padrão da British Airways são indicadas no momento da reserva;

As percentagens referidas nas taxas de alteração e cancelamento são percentagens do preço indicado na carta ou no e-mail de confirmação, excepto quando for indicado um valor fixo;

Se receber um desconto para a reserva de alojamento num hotel, aluguer de veículos, transferes ou experiência em conjunto com um voo, o cancelamento do voo implica a renúncia ao desconto e a cobrança do valor descontado;

As penalizações de cancelamento são cobradas pela British Airways para cobrir os custos administrativos e taxas que possam ser cobradas à British Airways pelos respectivos fornecedores e devem ser pagas de imediato.

7.5.2. Se tiver reservado um Pacote, no qual os preços de elementos individuais não tenham sido apresentados em separado, poderá cancelar elementos individuais desde que a restante reserva esteja de acordo com a definição de um Pacote (consulte 1.4.2). Se pretender cancelar um ou mais elementos e se os restantes elementos já não estiverem de acordo com a definição de um Pacote, será considerado que está a cancelar o Pacote completo e ficará sujeito a taxas de cancelamento, conforme definido no momento da reserva.

7.5.3. Se residir no Reino Unido ou no EEE e tiver adquirido um Pacote, poderá cancelar a sua reserva antes do início do Pacote sem pagar quaisquer taxas de cancelamento no caso de ocorrerem circunstâncias inevitáveis e extraordinárias no local de destino ou nas proximidades que afetem significativamente (a) o desempenho do pacote ou (b) o transporte de passageiros até ao destino.

7.6. Taxas de cancelamento e alteração

7.6.1 À sua reserva, serão aplicadas taxas de alteração e cancelamento conforme determinado pelo país de partida, a moeda da reserva e quaisquer condições especiais associadas ao produto escolhido. A elegibilidade para efetuar alterações e as taxas reais aplicadas serão claramente indicadas durante o processo de reserva, online ou por telefone, tal como aplicável, antes de confirmar o pagamento. (Se não tiver concluído a reserva, poderá consultar as Taxas de cancelamento e alteração, fechando esta janela.) Caso necessite de uma cópia, deve imprimir esta página.

Após a confirmação da reserva, se necessitar de uma cópia das Taxas de alteração e cancelamento aplicáveis à reserva, deve contactar-nos para obter informações sobre as mesmas.

Se, após confirmar uma reserva, adicionar um hotel, aluguer de carro, transfer ou experiência à reserva original, estes novos elementos estarão sujeitos a novas taxas de cancelamento e alteração. Estes valores poderão ser diferentes das taxas aplicadas à reserva original, mas serão indicados durante o processo de reserva, antes de confirmar o pagamento, e estarão sujeitos ao Termos e condições apresentados neste documento. Após a confirmação das alterações à reserva original, se necessitar de uma cópia das Taxas de cancelamento e alteração aplicáveis à reserva, deve contactar-nos para obter informações sobre as mesmas. Aos elementos da reserva original, continuarão a ser aplicadas as taxas originais.

7.6.2. Após a partida, não serão efetuados quaisquer reembolsos de itinerários parcialmente utilizados (de pacotes que incluam um voo, hotel, aluguer de carro, transferes e experiências). Por exemplo, quando tiver efetuado o check-out do hotel ou devolver o carro alugado mais cedo, será aplicada uma taxa de 100%.

7.6.3. As taxas de reserva offline (quando efetuar a reserva através de um centro de atendimento e for cobrada uma taxa por este serviço) não são reembolsáveis.

7.6.4. Se tiver participado no programa de compensação de carbono, este não é reembolsável.

7.6.5. Os Avios não podem ser utilizados para pagar quaisquer taxas aplicáveis ou qualquer aumento de preço.

7.7. As taxas de alteração ou cancelamento são calculadas a partir da data de receção do pedido ou notificação.

7.8. O pedido de reembolso das taxas ou de bilhetes não utilizados, se o reembolso for devido, deverá ser apresentado no prazo de um mês a contar da data de partida do último voo.

8.1. É improvável que seja necessário cancelar ou efetuar qualquer alteração à reserva. Se forem efetuadas alterações, o responsável pela reserva será informado com a maior brevidade possível. A British Airways reserva-se o direito de efetuar alterações não significativas e corrigir pequenos erros ou erros óbvios nos dados da reserva, em qualquer altura, sem qualquer responsabilidade para o responsável pela reserva.

8.2. A British Airways irá adotar as medidas razoáveis para evitar o cancelamento da reserva. No caso improvável de cancelamento da reserva, a British Airways irá notificar o responsável pela reserva e efetuar o reembolso total.

8.3.A British Airways apenas será responsável por cancelamentos ou alterações significativas à reserva. Uma alteração significativa é uma alteração efetuada à reserva antes da partida e que afeta um termo essencial do contrato. Os exemplos de alterações significativas incluem alterações efetuadas pela British Airways:

  • ao local de destino;
  • ao alojamento reservado para uma propriedade alternativa com classificação inferior;
  • à hora de partida ou períodos de ocupação do alojamento superiores a 12 horas.

8.4. Quando a sua reserva incluir alojamento e/ou um voo tenha em atenção que o seguinte não é uma alteração significativa:

  • Uma alteração à classificação do alojamento, quando a qualidade do alojamento não sofrer alterações significativas desde o momento da reserva e as instalações se encontrarem nas condições definidas no nosso site ou equivalente;
  • Uma alteração ao alojamento, quando for disponibilizado um alojamento de substituição num local semelhante e, pelo menos, com qualidade equivalente (sem encargos adicionais);
  • Uma alteração ao tipo específico de quarto reservado, quando o quarto de substituição for, pelo menos, de qualidade equivalente.
  • Uma alteração na(s) hora(s) de partida do seu voo quando a hora de partida revista ou substituta for inferior a 12 horas de diferença comparativamente à hora de partida.

8.5. A British Airways não será responsável pelo pagamento de compensações, ainda que resultantes de alterações significativas à reserva, quando se aplicar a Cláusula 11.3.

8.6. Se for efetuada uma alteração significativa à reserva, independentemente de ser ou não devida uma compensação, poderá optar por uma de várias soluções. Poderá:

8.6.1. aceitar a alteração significativa; ou

8.6.2. aceitar os serviços de substituição de qualidade equivalente ou superior se os pudermos oferecer a si; ou

8.6.3. aceitar os serviços de substituição de qualidade inferior se os pudermos oferecer a si, juntamente com o reembolso da diferença de preço entre os serviços originais e os de substituição; ou

8.6.4. cancelar toda a reserva, em que iremos processar o reembolso total de todos os montantes pagos pela reserva no prazo de 7 dias a contar do dia do seu pedido.

8.7. Deverá comunicar à British Airways qual das opções acima mencionadas (ao abrigo da Cláusula 8.6) selecionou no prazo de 7 dias após ter sido informado da alteração significativa que fizemos ou o mais rapidamente possível se a partida tiver lugar menos de 7 dias após a receção da notificação. Se a British Airways não receber a notificação da sua opção, será considerado que aceitou a opção apresentada na Cláusula 8.6.4 acima referida.

8.8. Exceto nos casos em que se aplicar a Cláusula 11.2, aceita que, se for efetuada uma alteração significativa à reserva, independentemente da opção selecionada ao abrigo da Cláusula 8.6 acima referida, a British Airways apenas pagará as perdas que possam ser justa e razoavelmente consideradas como naturalmente decorrentes (ou seja, de acordo com o curso normal dos acontecimentos) da alteração significativa efetuada.

9.1. Comportamento

Se, na opinião razoável da British Airways ou na opinião razoável do prestador de qualquer parte dos serviços aos quais a reserva está associada, adoptar comportamentos que causem ou possam resultar em situações de perigo ou perturbações a outras pessoas ou danos em propriedade, a reserva poderá ser rescindida. Caso isto aconteça, a British Airways não efectuará qualquer pagamento e o responsável pela reserva deverá adoptar as medidas necessárias para regressar ao ponto de origem. Se forem cobradas quaisquer despesas à British Airways como resultado dos comportamentos adoptados, o responsável pela reserva deverá compensar a British Airways pela totalidade dessas despesas.

9.1.1. Se, devido ao seu comportamento numa ocasião anterior, a sua reserva não for aceite por um dos nossos hotéis ou por outros fornecedores de serviços, entraremos em contacto consigo e dar-lhe-emos a opção de escolher um hotel ou serviço alternativo. Irá receber qualquer diferença de preço relativamente ao que pagou inicialmente. Em alternativa, poderá cancelar a reserva e receber um reembolso dos montante pagos, menos quaisquer custos incorridos pela British Airways Holidays.

9.2. Seguro

Para sua própria protecção, recomendamos vivamente que o responsável pela reserva e todos os membros do grupo possuam um seguro adequado (incluindo um seguro que cubra os custos resultantes do cancelamento das férias e os custos de assistência em caso de acidente ou doença do responsável pela reserva ou dos membros do grupo) válido pelo período completo das férias. Tenha em atenção que é da sua responsabilidade assegurar que o seguro adquirido está correcto e é adequado às suas necessidades específicas. Consulte a Cláusula 14.

9.3. Passaporte e vistos

9.3.1. Antes da partida, deverá certificar-se de que tem um passaporte válido e todos os vistos necessários para entrar em qualquer um dos países que pretende visitar, incluindo escalas em trânsito.

9.3.2. Caso seja um cidadão britânico, poderá encontrar informações gerais sobre os requisitos de passaporte e vistos relativos ao Pacote adquirido em Passaportes, vistos e API.

9.3.3. Se não for um cidadão britânico, mas for um cidadão do EEE, é possível obter mais informações sobre os requisitos de passaporte e vistos, contactando a Thames Consular através do número de telefone +44 (0) 20 7494 4957. Se não for um cidadão britânico nem do EEE, deverá procurar obter as informações pelos seus próprios meios. A British Airways não é responsável pelo não seguimento dos procedimentos corretos. O responsável pela reserva deverá reembolsar quaisquer penalizações ou despesas suportadas pela British Airways ou pela transportadora aérea em questão como resultado de não viajar com os documentos de viagem adequados.

9.3.4. As informações sobre os vistos necessários podem ser consultadas em IATA ou confirmadas junto da embaixada do país que pretende visitar.

9.4. Saúde e segurança

9.4.1. É da sua responsabilidade certificar-se de que está em condições de viajar e de participar em todas as etapas dos serviços que reservou e que realizar. É também da sua responsabilidade certificar-se de que pode provar que tem as vacinas necessárias para a viagem. Antes de viajar consulte o seu médico sobre os requisitos sanitários para todos os destinos que irá visitar. A British Airways não é responsável pela recusa de entrada em qualquer país ou parte de um país se não for possível provar que possui todas as vacinas necessárias ou se não cumprir os requisitos sanitários necessários para os seus locais de destino.

9.4.2. Sem prejuízo da cláusula 9.4.1 acima indicada, se for cidadão da União Europeia, tenha em atenção que tem direito ao Cartão Europeu de Seguro de Doença.

9.4.3. Se precisar de levar medicamentos consigo durante a viagem, é da sua responsabilidade verificar, antes da viagem, se pode entrar com os respetivos medicamentos no país que pretende visitar, uma vez que determinados países não permitem certos medicamentos que podem ser totalmente autorizados no seu país. Deverá também assegurar que possui qualquer documentação ou autorização médica necessárias.

9.4.4. Quando viajar para um país diferente, deve assumir a responsabilidade de zelar pela sua própria segurança e bem-estar, tal como se estivesse no seu país de origem. Indicamos alguns exemplos (não exaustivos), como proteger bens de valor, não deixar crianças sem supervisão em varandas ou piscinas, certificar-se de que as praias são seguras para nadar, aderir a leis locais e familiarizar-se com os procedimentos de segurança em caso de incêndio no alojamento onde ficar. Em alguns países, devido a climas mais quentes ou a restaurantes abertos para áreas exteriores, é comum haver insetos, pequenos lagartos ou aves. Estas situações dependem das condições locais e não estão relacionadas com os padrões de higiene e limpeza. No entanto, deverá tomar precauções, nomeadamente referentes a comida crua, bebendo água engarrafada, protegendo-se com roupa ou com repelente de insetos. Deverá também ter em atenção que, quando viajar, uma alteração do clima ou bebidas demasiado frias poderão provocar problemas de estômago, não necessariamente resultantes da falta de higiene ou de uma má preparação dos alimentos.

9.4.5. Recomendamos que todos os cidadãos britânicos consultem o site oficial dos Negócios Estrangeiros e da Commonwealth para garantir a segurança no estrangeiro e contribuir para tomar decisões tomadas com bastante acesso a informação sempre que viajarem para outros países. Para aconselhamento para viagens e para as últimas informações referentes a determinados países, consulte o travelaware e siga o @FCOtravel no Twitter e no Facebook. Para cidadãos de outros países, consulte os conselhos de viagem do respetivo governo.

9.4.6. Para obter mais conselhos de viagem relativos a segurança, recomendamos vivamente que aceda aos conselhos de viagem.

9.5 Alguns fornecedores podem autorizar ou cobrar o seu cartão de pagamento no check-in como depósito para incidentes durante a sua estadia. O montante autorizado ou cobrado pode variar consideravelmente dependendo do fornecedor e/ou país onde se encontra. É da sua responsabilidade assegurar que existe saldo suficiente para cobrar o montante requerido pelo fornecedor. Alguns fornecedores irão fazer um depósito para clientes que não tenham um cartão de pagamento. Não somos responsáveis por definir o valor de qualquer depósito e quaisquer preocupações devem ser endereçadas ao fornecedor relevante, antes da partida.

10.1. Enquanto British Airways Plc ou a Iberia LAE SA Operadora SU, as suas subsidiárias e afiliadas procuram garantir que a informação apresentada em ba.com ou Iberia.com relacionada com o hotel, o aluguer de carro e outros produtos incluídos na viagem (incluindo, sem limitação, fotografias, descrição das comodidades do hotel, localizações, mapas de localização, etc.) é precisa e, consequentemente, recusam qualquer responsabilidade decorrente de imprecisões relacionadas com as informações e descrições do hotel, do aluguer de carro e de outros produtos incluídos na viagem apresentados em ba.com (incluindo, sem limitação, fotografias, descrição das comodidades do hotel, mapas de localizações, etc.).

No caso de uma alteração significativa relacionada com as informações e descrições apresentadas, iremos fazer todos os esforços para atualizar as informações/descrições relevantes e/ou iremos notificá-lo dessas alterações.

10.2. Apesar de fazermos todos os esforços para assegurar que os produtos, os serviços, as comodidades, as instalações e as descrições apresentados no nosso Web site sejam precisos e estejam atualizados, estas informações são obtidas através dos nossos fornecedores e não nos é possível garantir que este será sempre o caso. Estas informações são fornecidas para proporcionar uma demonstração do produto reservado. Apesar do nosso esforço contínuo para alcançar os mais elevados padrões de precisão, a British Airways não poderá ser responsabilizada se estes conteúdos não estiverem corretos. No caso de uma alteração significativa relacionada com as informações e descrições apresentadas nos ser notificada pelos nossos fornecedores, envidaremos todos os esforços para atualizar as informações/descrições relevantes e/ou iremos notificá-lo dessas alterações.

10.3. Não existe um sistema global consistente para a classificação por estrelas do hotel e do alojamento. Países diferentes possuem padrões diferentes. Um hotel de 3 estrelas num país não será necessariamente equivalente a um hotel de 3 estrelas noutro país. Assim, criámos a nossa própria classificação por estrelas para proporcionar um padrão que possa ser comparado a nível global e a mesma é disponibilizada apenas como uma orientação geral. No entanto, estas não serão necessariamente as classificações locais oficiais e deverá ter em atenção que os padrões podem variar entre hotéis e alojamentos da mesma classe em países diferentes e até mesmo dentro do mesmo país.

10.4. As alterações são periodicamente adicionadas às informações apresentadas no nosso site e refletem as informações mais recentes fornecidas à British Airways. A British Airways fará todos os esforços necessários para corrigir os erros e as omissões no mais curto espaço de tempo após ser alertada para a existência dos mesmos.

10.5. A British Airways não poderá efetuar reservas para grupos devido às taxas aplicadas por muitos hotéis. A British Airways Holidays não será responsável por quaisquer taxas adicionais pagas localmente como resultado da viagem de grupos compostos por dez ou mais pessoas (ainda que a reserva tenha sido efetuada com referências separadas).

10.6. Tenha em atenção que alguns hotéis não aceitarão festas de despedida de solteiro(a), por isso recomendamos que nos contacte antes da reserva para que possamos ajudá-lo a encontrar um hotel adequado. Se não nos contactar antes e tivermos conhecimento de que a sua reserva é para uma festa de despedida de solteiro(a), informaremos o hotel. Se não conseguirmos voltar a confirmar a sua reserva por este motivo, entraremos em contacto consigo e dar-lhe-emos a opção de escolher um hotel alternativo, pagando ou recebendo a diferença de preço relativamente ao que pagou inicialmente ou cancelar a reserva e receber um reembolso dos montante pagos, deduzido de quaisquer custos incorridos pela British Airways Holidays.

11.1. De acordo com as Cláusulas 11.3 a 11.11, a British Airways assume a responsabilidade para com o responsável pela reserva:

  • No caso de Pacotes, se qualquer uma das partes que compõem a reserva efetuada na British Airways não for cumprida ou não for cumprida conforme reservado;
  • No caso de Pacotes, se os serviços prestados pela British Airways e respetivos fornecedores não forem prestados com um nível de qualidade razoável. Os níveis de qualidade razoáveis são avaliados de acordo com as normas aplicáveis no local onde a parte da reserva em questão será cumprida;
  • Pelos atos de colaboradores, agentes e (no caso de Pacotes) empresas subcontratadas, desde que no momento estivessem a prestar serviços autorizados pela British Airways;
  • Em caso de morte, ferimentos ou doença do responsável pela reserva ou de qualquer outro elemento do grupo resultante de negligência e do facto de a British Airways ou (no caso de Pacotes) os respetivos fornecedores não terem agido com o devido cuidado;
  • Se a British Airways tiver deliberadamente apresentado ao responsável pela reserva algum pormenor de forma errada antes da reserva que tenha, posteriormente, dado origem à realização da mesma.

Apesar de não aceitarmos qualquer responsabilidade pelos níveis de qualidade na prestação de serviços de outros fornecedores de serviço (salvo no caso de Pacotes), iremos dedicar competência e prudência razoáveis na organização, coordenação, facilitação e seleção de fornecedores de serviços para proporcionar os serviços contratados na reserva.

11.2. Exceto nos casos em que se aplicar a Cláusula 11.3, aceita que, quando for efetuada uma alteração significativa à reserva, independentemente da opção selecionada ao abrigo da Cláusula 8.6 acima referida, terá direito a receber, devido às perdas sofridas, o montante da compensação mínima definido na tabela abaixo apresentada por reserva, dependendo do momento de notificação da alteração. A British Airways apenas pagará as perdas que possam ser razoavelmente consideradas como naturalmente decorrentes (ou seja, de acordo com o curso normal dos acontecimentos) da alteração significativa efetuada.

  • 10 semanas + anterior à partida: 0 £ de compensação mínima por reserva (ou equivalente na moeda local)
  • 48 horas – 10 semanas anterior à partida: 50 £ de compensação mínima por reserva (ou equivalente na moeda local)
  • 0-48 horas anterior à partida: 100 £ de compensação mínima por reserva (ou equivalente na moeda local)

11.3. A British Airways não será responsável pelo pagamento de compensações ao responsável pela reserva se a própria British Airways ou os respetivos fornecedores se virem impossibilitados de cumprir parte ou a totalidade da reserva, ou se ocorrer uma diminuição da qualidade de qualquer parte da reserva, devido a circunstâncias invulgares e imprevisíveis fora do controlo da British Airways ou dos respetivos agentes, fornecedores ou empresas subcontratadas, que não poderiam ter sido evitadas mesmo que tivessem agido com toda a diligência, ou devido a um acontecimento que a British Airways ou os respetivos agentes, fornecedores ou empresas subcontratadas não poderiam (mesmo que tivessem agido com toda a diligência) ter previsto ou evitado. As circunstâncias e acontecimentos acima referidos incluem (mas não estão limitados a) os seguintes:

  • guerra ou a ameaça de guerra;
  • motins ou perturbações da ordem pública;
  • actividades terroristas ou a ameaça de actividades terroristas;
  • ameaças à segurança detectadas;
  • conflitos industriais ou a ameaça de conflitos industriais;
  • acções de governos nacionais ou locais;
  • catástrofes naturais ou nucleares;
  • incêndios ou inundações;
  • condições meteorológicas adversas;
  • problemas técnicos nos meios de transporte (excepto quando estes resultarem de má manutenção);
  • encerramento ou sobrelotação de aeroportos e portos;
  • encerramento dos centros de aluguer de veículos;
  • alterações resultantes de recomendações apresentadas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Commonwealth ou por qualquer outra organização ou agência governamental ou internacional ou pela polícia.

11.4.A British–Airways apenas assumirá a responsabilidade em caso de perdas ou danos provocados pela própria British Airways ou pelo fornecedor de qualquer parte da reserva e que poderiam ser razoavelmente previstos no momento em que a reserva foi efetuada. Não somos responsáveis por quaisquer serviços adicionais que o responsável pela reserva tenha pago separadamente aos fornecedores, uma vez que estes não fazem parte da reserva.

11.5. A British Airways não assumirá qualquer responsabilidade quando a não prestação de serviços de acordo com o contrato ou qualquer outro tipo de perdas ou danos ocorrer por culpa do responsável pela reserva ou de qualquer elemento indicado na reserva, incluindo o não cumprimento das obrigações do responsável pela reserva referidas neste contrato, ou resultar do cumprimento de qualquer instrução, pedido ou indicação fornecidos pelo mesmo à British Airways.

11.6. As excursões (incluindo passeios turísticos, desportos motorizados, eventos, concertos e circuitos) e outros serviços ou instalações reservados ou tratados enquanto estiver no resort depois de ter partido para as suas férias ("Excursões reservadas no resort") não fazem parte do seu Pacote e não são regidos pelos regulamentos relativos a viagens organizadas. Uma Excursão reservada no resort adquirida através do nosso website ou ligando diretamente para nós estará sujeita aos nossos Termos e condições para essa Excursão reservada no resort. Para Excursões reservadas no resort reservadas ou tratadas de modo diferente, o seu contrato não será connosco, mas sim com o fornecedor das Excursões reservadas no resort, e será regido pelos respetivos Termos e condições (que podem, por exemplo, estar incluídos num bilhete ou num recibo fornecido por esse fornecedor). Embora possamos recorrer a representantes e fornecedores locais para proporcionar-lhe elementos do pacote, se essas pessoas ou empresas organizarem quaisquer Excursões reservadas do resort para si, não o farão em nosso nome. Não temos qualquer responsabilidade ou obrigação perante problemas que possam advir de uma Excursão reservada no resort que não tenha sido reservada através do nosso website ou reservada diretamente connosco por telefone.

11.7. Os testes à Covid-19 (incluindo testes à Covid-19 gratuitos e testes à Covid-19 subsidiados) e outros serviços médicos ou outras instalações médicas não estão incluídos no seu Pacote nem em qualquer Serviço de viagem conexo da British Airways Holidays. A British Airways Holidays não assume nenhuma responsabilidade nem aceita qualquer obrigação por estes serviços. Se optar por comprar ou realizar um teste à COVID-19 disponibilizado pelos fornecedores do alojamento ou por outras entidades terceiras, reservado antes da partida, durante a estadia no resort ou de qualquer outra forma, aplicar-se-ão os termos e condições do fornecedor do teste. Embora possamos recorrer a representantes e fornecedores locais para proporcionar-lhe elementos do Pacote, se essas pessoas ou empresas marcarem quaisquer testes à COVID-19 para si, não o farão em nosso nome. Os serviços de teste à COVID-19 são serviços médicos fornecidos de forma totalmente independente de nós e não os publicitamos como um serviço de viagem ou uma opção de férias. Não assumimos nenhuma responsabilidade por qualquer problema que possa advir de testes à COVID-19, incluindo, sem limitações, resultados de teste inconclusivos, resultados de teste positivos ou resultados de teste atrasados.

11.8. O responsável pela reserva deverá apresentar quaisquer pedidos ou reclamações de acordo com a Cláusula 12 abaixo apresentada. Se a British Airways pagar ou aceitar pagar qualquer compensação, o responsável pela reserva deverá conceder à British Airways ou às respetivas seguradoras todos os direitos para agir contra qualquer outra pessoa e aceitará prestar à British Airways e às respetivas seguradoras toda a assistência e cooperação necessárias relativamente a qualquer ação intentada pela British Airways ou pelas respetivas seguradoras.

11.9. O transporte aéreo, marítimo, ferroviário e rodoviário está sujeito a várias convenções internacionais que limitam a responsabilidade das transportadoras. A responsabilidade da British Airways é limitada de acordo com estas convenções internacionais na medida em que as mesmas sejam aplicáveis. Uma cópia da convenção aplicável à maioria das companhias aéreas internacionais encontra-se disponível para aquisição na Organização Internacional da Aviação Civil através do número +44 (0)161 499 0023 ou para transferência na Internet em Convenção para a Unificação de Certas Regras relativas ao Transporte Aéreo Internacional. Além disso, a reserva poderá ser assegurada por companhias aéreas, hotéis, empresas de aluguer de carros e outras entidades com as suas próprias condições de reserva de transporte e negócio e sobre as quais a British Airways não poderá ter qualquer controlo direto. As respetivas condições de reserva poderão limitar estritamente as circunstâncias que dão origem ao pagamento da compensação ao responsável pela reserva e este aceita cumprir todas as condições de reserva. As cópias das respetivas condições de reserva encontram-se disponíveis mediante pedido.

11.10. Exceto em casos de morte, ferimento ou doença, a nossa responsabilidade é limitada a um máximo de três vezes (cinco vezes em Portugal) o preço da reserva atribuível à pessoa afetada. Este máximo aplica-se quando todas as soluções tiverem sido esgotadas e mediante prova de que não foi obtido benefício. Em todas as outras circunstâncias, a British Airways aceita pagar a compensação razoável e proporcional à redução de valor da reserva e quaisquer perdas de benefícios que o responsável pela reserva prove ter sofrido, sujeita ao valor máximo acima referido.

11.11. Caso se confronte com problemas significativos que não sejam da nossa responsabilidade e/ou que sejam resultado da ocorrência de algo não no decurso da reserva indicada no recibo do seu bilhete eletrónico ou carta de confirmação e que esses causem a sua morte, ferimento ou doença, iremos oferecer-lhe assistência imediata e razoável, incluindo assistência na resolução de qualquer problema junto da pessoa responsável. Esta assistência é limitada em termos monetários a £5.000 (ou moeda equivalente) por recibo de bilhete eletrónico ou carta de confirmação e o responsável pela reserva deve reembolsar este montante caso seja bem-sucedido em qualquer reclamação contra a pessoa responsável. O responsável pela reserva deve comunicar à British Airways, por escrito, os passos que pretende seguir contra a pessoa responsável no prazo de 90 dias após a ocorrência relevante e obter a aprovação escrita da British Airways, que não será atrasada indevidamente.

11.12. Estas condições de reserva não deverão limitar a nossa responsabilidade perante si em caso de morte, ferimento ou doença.

12.1. Caso a sua reclamação diga respeito unicamente ao voo, esta deve ser dirigida ao Serviço de Apoio ao Cliente da companhia aérea relevante. Consulte o website ba.com para obter informações de contacto relevantes. No caso de Pacotes, aplica-se também a Cláusula 12.1.

12.2. Habitualmente, a British Airways consegue resolver os problemas de imediato se estes forem do seu conhecimento. Caso tenha motivos para apresentar uma reclamação relativa à reserva de serviços em terra (hotel, aluguer de carro, transfer, experiência) ou a qualquer elemento do seu pacote:

  • informe o fornecedor do serviço em questão;
  • se o problema não puder ser resolvido desta forma, contacte o Serviço de Assistência, disponível 24 horas por dia, através da linha de apoio que lhe enviámos por SMS no seu dia de viagem ou e-mail: duty.office@holidays.ba.com;
  • caso mesmo assim não seja possível resolver o problema, informe-nos então por escrito para: Customer Relations, British Airways Holidays Ltd, 7th Floor, Astral Towers, Betts Way, Crawley, West Sussex RH10 9XA, Reino Unido, ou através do e-mail: customer.relations@holidays.britishairways.com.

12.3. O responsável pela reserva deverá comunicar por escrito à British Airways todas as reclamações assim que possível e, em qualquer caso, o mais tardar até 30 dias após o regresso a casa. Desta forma, irá dar à British Airways uma oportunidade razoável de efetuar as averiguações adequadas e de obter factos. Caso não siga este procedimento, ser-nos-á mais difícil resolver a sua reclamação e tal poderá ser prejudicial no que respeita a qualquer compensação a receber pela reclamação que pretende apresentar.

12.4. Em qualquer caso, terá de notificar a British Airways por escrito relativamente a qualquer pedido de compensação no prazo de 42 dias a contar da ocorrência da reclamação.

12.5 Caso não sejamos capazes de dar uma resposta satisfatória à sua reclamação, podemos igualmente oferecer-lhe o esquema CEDR para a resolução de litígios. Este serviço de arbitragem é imparcial e independente.

13.1. Quando efetuar uma reserva connosco, a British Airways Plc irá registar os seus dados pessoais e estes serão processados de acordo com a Lei de Proteção de Dados da União Europeia e do Reino Unido. Os seus dados serão utilizados, principalmente, para satisfazer os seus requisitos. Guardamos os dados que nos fornece periodicamente, incluindo o seu histórico de aquisições e os dados que recolhemos quando utiliza os nossos produtos e serviços. Os seus dados poderão ser utilizados para os seguintes fins: contabilidade, faturação e auditoria, verificação de cartões de crédito ou de outros cartões de pagamento, controlo de imigração e aduaneiro, segurança, saúde, efeitos legais e administrativos, análise estatística e de marketing, operação de programas de prémios/fidelização (incluindo planos de terceiros), teste de sistemas, manutenção e desenvolvimento, Serviço de Apoio ao Cliente e como auxílio em futuras transações, por exemplo, mediante a identificação dos seus requisitos e das suas preferências. Para estes fins, poderemos divulgar os seus dados a quaisquer das seguintes entidades: outras empresas do grupo British Airways e outras empresas envolvidas na satisfação dos seus requisitos, parceiros da aliança Oneworld e franchisados, empresas de processamento de dados, agências de viagens, organismos governamentais e de aplicação das leis, empresas de cartões de crédito e de débito e prestadores de serviços de controlo. Isto pode envolver o envio dos seus dados para diferentes países, incluindo países que não pertencem ao Espaço Económico Europeu.

13.2. A British Airways e outras companhias aéreas são obrigadas, pelas leis dos EUA e de outros países, a permitir aos serviços de controlo de fronteiras o acesso às informações de reserva e de viagem. Assim, quaisquer informações que tenhamos sobre si e sobre a sua viagem poderão ser divulgadas aos serviços de imigração e aduaneiros de qualquer país do seu itinerário.

13.3. Poderá ser necessário, ao viajar para ou a partir de determinados destinos, que os passageiros forneçam à companhia aérea na qual viajam informações sobre ou relacionadas com o passaporte antes da partida. Caso estas informações sejam solicitadas, será notificado no momento da reserva.

13.4. Caso adquira um seguro de viagem à British Airways, tenha em atenção os requisitos de proteção de dados específicos constantes da Cláusula 14.

14.1. Recomenda-se vivamente a obtenção de um seguro de viagem, uma vez que este poderá ser útil numa situação pela qual a British Airways não seja responsável.

14.2. Tenha em atenção que o seguro de viagem pode ser adquirido através de ba.com ou através dos nossos parceiros de seguro de viagem no Reino Unido, em países europeus específicos, nos EUA e no Canadá, ao clicar na hiperligação que aparece na opção de menu "Voos e férias/extras".

14.3. Dependendo do país de residência, o seguro é gerido pelas seguintes companhias:

14.3.1. Residentes no Reino Unido: Europ Assistance S.A., uma "société anonyme" constituída em França, agindo por intermédio da sua filial do Reino Unido, a EUROP ASSISTANCE S.A. UK BRANCH, registada na Companies House com o n.º BR024677, com sede em 4 Thomas More Square, London, E1W 1YW.

14.3.2. Residentes nos EUA: Benefícios do seguro assegurados pela Generali Global Assistance, constituída em Sacramento, Califórnia, EUA, com sede em 4330 Ew Hwy Ste 1000 Bethesda, MD, 20814, Estados Unidos, consoante o seu estado de residência e o plano escolhido. Planos disponíveis apenas para residentes dos EUA, podendo não estar disponíveis em todas as jurisdições. Exceto quando expressamente previsto no seu plano, todas as cobranças incorridas por terceiros são da sua responsabilidade. Contacte a Generali Global Assistance através de 800 874 2442 ou de customerservice@generalitravelinsurance.com.

14.3.3. Residentes no Canadá: O seguro é administrado pela North American Air Travel Insurance Agents Ltd., cuja comercialização é feita pela TuGo®, um corretor de seguros licenciado em todas as províncias e territórios. Os emitentes do contrato são a Industrial Alliance Insurance and Financial Services Inc. e a Industrial Alliance Pacific General Insurance Corporation. A TuGo® é uma marca registada da North American Air Travel Insurance Agents Ltd., cuja comercialização é feita pela TuGo®. Contacte a TuGo® gratuitamente a partir da América do Norte através do número 1-888-892-7587.

14.3.4. Residentes na Europa (exceto na Suíça): A Europ Assistance S.A, constituída em França, agindo por intermédio da sua filial irlandesa, a EUROP ASSISTANCE S.A., IRISH BRANCH, registada no Irish Companies Registration Office com o n.º 907 089, com sede em Ground Floor, Central Quay, Block B, Riverside IV, SJRQ, Dublin 2, DO2 RR7, Irlanda, é a seguradora e a empresa de assistência.

14.3.5. No caso de residentes na Suíça, a seguradora será a Europ Assistance Suisse SA Avenue Perdtemps 23 1260 NYON, Suíça.

14.4.A British Airways e a Iberia não aceitam nem assumem qualquer responsabilidade pelas acções ou omissões das organizações acima mencionadas.

14.5. O seguro de viagem NÃO fará parte de qualquer Pacote vendido por nós.

14.6. O seguro de viagem uma vez adquirido não pode ser cancelado e, consequentemente, não é reembolsável exceto quando se aplicar a Cláusula 14.6.1 .

14.6.1. Se for residente no Reino Unido ou na União Europeia, tem direito a cancelar o seu seguro de viagem no prazo de 14 dias após a compra ou antes da viagem (o que ocorrer primeiro) e a ser reembolsado na totalidade.

Última atualização: dezembro de 2023
© British Airways Plc