Assistência a pessoas portadoras de deficiências

Viajar com um cão de assistência

Podemos transportar um cão de assistência na cabina, de forma gratuita, em todos os nossos voos. Aqui está mais informação sobre como planear e reservar o seu voo com um cão de assistência.

Requisitos de um cão de assistência

Um cão de assistência foi treinado para prestar apoio a uma pessoa com uma deficiência visível ou não visível ou com uma condição médica. Estes cães podem viajar em segurança na cabina do avião num voo da British Airways. Para poder viajar consigo, o cão de assistência deve:

  • ser treinado para prestar assistência a uma pessoa com uma deficiência ou condição médica através de tarefas específicas.
  • ter recebido uma certificação em como estão preparados para estes fins por parte de um membro acreditado da ADI (Associação Internacional dos Cães de Assistência) ou da IGDF (Federação Internacional de Cães-Guia) indicando que cumprem os requisitos do Governo do Reino, em especial da APHA (Animal and Plant Health Agency). Esta disposição não se aplica aos voos diretos de e para os Estados Unidos da América.
  • ter treino comportamental e mostrar um comportamento adequado em público e a bordo de um avião.
  • permanecer sempre sob o seu controlo.

Fazer a reserva para o seu cão de assistência

Não é possível reservar este serviço online, uma vez que necessitamos de informações adicionais  para confirmar que o seu cão de assistência pode viajar. Contacte-nos para fazer uma reserva para o seu cão de assistência ao reservar o seu voo, pelo menos, 48 horas antes da data da viagem.

Se já reservou o seu voo e deseja viajar com o seu cão de assistência, contacte-nos para adicionar o seu cão de assistência à sua reserva, pelo menos, 48 horas antes da data da viagem. Pode contactar a equipa de acessibilidade através dos dados abaixo.

Informações de contacto

  • Fale com a nossa equipa de acessibilidade, das 08:00 às 18:00 (GMT), de segunda-feira a sábado, através do número 0800 408 1100.
  • Envie-nos uma mensagem selecionando o separador Envie-nos um e-mail e preencha o formulário fornecido, garantindo que seleciona a opção "solicitação de transporte de cão de assistência" nas opções dos tópicos.
  • Se tiver uma deficiência auditiva ou surdez, ou se tiver uma deficiência não visível, pode entrar em contacto connosco através do número 0845 700 7706 (Minicom) ou pode enviar-nos uma mensagem, selecionando o separador "Envie-nos um e-mail" e preenchendo o formulário fornecido.
  • Pode querer contactar-nos através do nosso fornecedor de Serviço de reencaminhamento de vídeo SignLive.

Viajar de e para os Estados Unidos

Se estiver a viajar de ou para os Estados Unidos da América, deve preencher um Formulário de Viagem Aérea de Animais de Serviço do DoT dos EUA, atestando a saúde, o treino e o comportamento do animal.

Para voos com mais de oito horas de duração, deve preencher um Formulário de Atestado de Necessidades do DoT dos EUA confirmando que o seu cão não precisará de fazer as necessidades higiénicas durante o voo ou como o cão irá fazer as necessidades de forma higiénica.

Se o seu cão não cumprir os requisitos acima ou se for um cão de apoio emocional, terá de viajar como animal de estimação.

Viajar para o Reino Unido

Tendo em conta os regulamentos de entrada no Reino Unido, deverá ter contactado e recebido a pré-aprovação do centro de receção de animais do Reino Unido, pelo menos, 72 horas antes do seu voo. Ser-lhe-á pedido para mostrar a carta de pré-aprovação antes de embarcar no seu voo para o Reino Unido. Se não cumprir este requisito, não poderemos aceitá-lo para viajar para o Reino Unido.

  • Todos os cães que chegarem ao Reino Unido devem cumprir os requisitos do Pet Travel Scheme (Programa de viagem com animais de estimação), criado pelo governo do Reino Unido.
  • Os passageiros e o cão não poderão embarcar no voo para o Reino Unido sem uma carta de pré-aprovação para entrada no Reino Unido.
  • À chegada ao Reino Unido, um funcionário do Centro de receção de animais irá ter consigo e com o seu cão à saída do avião e irá tratar das autorizações necessárias para entrar no Reino Unido.
  • O funcionário do centro de receção de animais irá colocar uma etiqueta indicando "Pet Travel Scheme Entry Check Passed" (Passou na verificação de entrada do Passaporte para Animais) na coleira do cão, como prova de que o cão foi autorizado a entrar no país.
  • Uma vez concluídas as autorizações necessárias, um membro da equipa da British Airways poderá levar o seu cão para uma área de assistência e, em seguida, acompanhá-lo(a) para passar na alfândega e nos serviços de imigração.
Aeroporto Informações de contacto
London Heathrow +44 (0) 208 745 7894/5
Centro de receção de animais de London Heathrow
London Gatwick +44 (0) 1293 555580
Centro de receção de animais de London Gatwick
London City +44 (0) 7867358938/ (0) 7867258949

Viajar noutras companhias aéreas

Se o seu voo for operado por uma das nossas companhias aéreas parceiras ou franchisadas, estas poderão ter processos diferentes para reservar um cão de assistência, por isso contacte-as diretamente antes de viajar.

Preparar a viagem

  • Muitas organizações recomendam a aceitação de cães de serviço apenas em voos com a duração máxima de 10 horas. No entanto, se confirmar que o seu cão consegue suportar um voo mais longo, aceitá-lo-emos na viagem.
  • Deve fornecer um cinto de segurança para cães ou equivalente para garantir que o cão de assistência viaja de forma segura durante a descolagem e aterragem, e sempre que os sinais de cintos de segurança estejam iluminados.
  • Recomendamos que leve consigo uma manta ou cama em que o seu cão se possa deitar, assim como pensos absorventes que possam ser colocados sob a manta.
  • As necessidades do seu cão são da sua responsabilidade. A tripulação de bordo não poderá prestar assistência ao cão durante o voo.
  • Certifique-se de que o cão possui toda a documentação, vacinas, tratamentos e testes necessários para cada país que visitar. Terá de levar consigo estes documentos originais para o seu voo.
  • Deverá verificar junto da respetiva embaixada ou consulado quais são os requisitos de entrada com um cão, bem como quais os regulamentos ou restrições.
  • Se tiver uma ligação para outro voo, planeie tempo adicional entre os voos que seja suficiente para efetuar as verificações necessárias e prestar a devida assistência ao cão.
  • Um membro da nossa equipa irá acompanhá-lo(a) e ao seu cão até à zona apropriada de espera pela partida do seu próximo voo.

Obtenha mais informações sobre ligações entre voos