Planeta
Aviation has a significant impact on the environment, and at British Airways we have a clear roadmap to achieving net zero carbon emissions by 2050, with short, medium and long-term initiatives to achieve our goals.
Clima
We’re proud to be part of the first airline group in the world (IAG) to commit to becoming carbon net zero by 2050*. We’re investing in new, modern aircraft that are approximately 20 – 35% more efficient than the aircraft they replace** and we’ve made changes to the way we fly to further reduce our emissions intensity. We’ve also formed partnerships to support the development of Sustainable Aviation Fuels (detailed below), hydrogen-powered aircraft and carbon capture technology.
Os cookies funcionais e de marketing são necessários para ver vídeos do YouTube. Faça a gestão das suas preferências de cookies.
A nossa rota aérea para emissões líquidas nulas
Estamos empenhados em alcançar zero emissões líquidas de carbono até 2050.
Se não forem feitas melhorias em termos de eficiência, as emissões de carbono na aviação irão aumentar ao longo do tempo, à medida que a procura por viagens aéreas aumentar.
É por isso que estamos a fazer uma série de alterações para ajudar a atingir este objetivo, incluindo
- Investir em aviões mais recentes e eficientes
- Impulsionar a eficiência operacional em terra e no ar
- Investir em combustíveis de aviação sustentável (SAF). Consulte a secção SAF abaixo para obter mais informações
- Utilizar as reduções e remoções de carbono noutros sectores
- Sensibilizar e envolver os nossos colegas na sustentabilidade
- Dar aos nossos clientes a possibilidade de fazerem escolhas de viagem mais informadas
See our BA Better World report to learn more about the changes we're making on our journey to carbon net zero, including our 2019 baseline and how we’re working to tackle other types of non-Co2 emissions such as nitrogen oxides, water vapour, sulphate aerosols, soot aerosols and the associated formation of condensation trails (contrails) released during flying.
Combustíveis de aviação sustentável (SAF)
Os "combustíveis sustentáveis para a aviação" ("SAF") são definidos no Regulamento relativo ao reabastecimento da aviação da UE como combustíveis para a aviação que são combustíveis sintéticos para a aviação, biocombustíveis para a aviação ou combustíveis para a aviação com carbono reciclado.
Os SAF produzem quase os mesmos níveis de dióxido de carbono do que os combustíveis de aviação convencionais quando queimados, mas o dióxido de carbono gerado já faz parte do ciclo do carbono e não é extraído do solo especificamente para criar combustível para aviação. Isto significa que a utilização de SAF resulta numa redução das emissões de carbono em comparação com o combustível tradicional para aviação que substitui ao longo de todo o ciclo de vida do combustível, embora as emissões ainda se mantenham. Um grande desafio é o facto de a disponibilidade de SAF continuar a ser baixa a nível mundial, representando atualmente 2,7% do nosso combustível total.***
Uma vez que o SAF é semelhante, em termos químicos, ao combustível fóssil tradicional para jatos, pode ser introduzido diretamente nas infraestruturas de abastecimento de combustível e nos aviões existentes, sem qualquer modificação. Consequentemente, é a solução mais rápida para reduzir as emissões de carbono associadas à aviação. As reduções de emissões decorrentes da utilização de SAF são medidas como a redução das emissões de carbono com base no ciclo de vida dos gases com efeito de estufa, normalmente em 80% ou mais, em comparação com os combustíveis fósseis para motores a jato que substituem.
We see progressing the development and commercial deployment of SAF as crucial to reducing the carbon emissions associated with aviation. It is a key part of our plans to reach net zero carbon emissions by 2050 with a target of reaching at least 10% SAF by 2030, in line with the UK government’s SAF Mandate. This includes investing in SAF plants in the UK and US to scale up the availability of SAF. We currently use or plan to use SAF produced from used cooking oil, woody biomass, used tyres, or orchard and forestry waste.
Fomos a primeira companhia aérea do mundo a utilizar SAF produzido à escala comercial no Reino Unido, depois de termos assinado um acordo plurianual com a Phillips 66. E em 2024, a IAG celebrou o seu maior acordo de compra de SAF até à data com o produtor "Twelve" para o fornecimento de e-SAF, uma forma avançada de SAF power-to-liquid feita a partir de dióxido de carbono, água e energia renovável.
Remoções de carbono
A remoção de carbono é o processo de remoção do dióxido de carbono da atmosfera e respetivo armazenamento seguro em meios biológicos ou geológicos durante várias décadas ou mesmo séculos.
Our carbon removals portfolio includes a variety of nature-based and engineered approaches including capturing carbon dioxide directly from the air and durably storing it underground through to enhanced rock weathering. As part of our progress to net zero carbon emissions by 2050 or sooner, we’ve signed a deal to purchase carbon removals credits in the UK and overseas as part of a six-year agreement.
Desde 2020, adquirimos voluntariamente compensações de carbono verificadas e créditos de remoção de carbono em volumes aproximadamente equivalentes às nossas emissões domésticas. Continuaremos a comprar compensações de carbono sólidas e verificadas ao abrigo do CORSIA, a medida económica global do setor para lidar com as emissões da aviação, e continuaremos a exercer a nossa influência para incentivar o reforço do CORSIA ao longo do tempo. A partir de 2024, iremos direcionar a nossa ação voluntária para a compra de um volume menor de créditos de remoção de carbono certificados inovadores e de alta qualidade. O nosso objetivo é apoiar o desenvolvimento deste setor vital, mas emergente, à medida que fazemos a transição para a utilização exclusiva da remoção de carbono a longo prazo.
Avião a hidrogénio
We support the development of hydrogen as an alternative fuel source because we believe it has the potential to enable us to reach zero carbon emissions when in flight or transit, on short-haul routes by 2050. That’s why we’ve invested in ZeroAvia – a leading innovator in decarbonising commercial aviation. It is aiming to accelerate the development of 50+ seater aircraft capable of running on zero emissions hydrogen-electric power. In January 2023, ZeroAvia completed the world’s first hydrogen-electric fuel cell powered flight of a commercial-grade aircraft.
Resíduos
We’re committed to working towards implementing a circular economy. We aim to keep our resources in use for as long as possible through product design, re-use and recycling and through partnerships with our suppliers.
Estamos muito satisfeitos por termos sido reconhecidos pelas nossas iniciativas de reciclagem a bordo nos Prémios SEAL de Sustentabilidade Empresarial de 2024, que distinguem a liderança, a inovação e o empenho em práticas empresariais sustentáveis.
Plástico de utilização única
We’re working to reduce single-use plastic where possible and we’re collaborating with our suppliers to identify more sustainable alternatives, like bamboo and paper. From removing plastic blanket wrappings from our flights to introducing duvets made from recycled plastic, we’re dedicated to finding innovative solutions that are better for the environment.
Desperdício alimentar
A redução do desperdício alimentar faz com que haja menos pressão sobre os recursos naturais, os recursos hídricos e os terrenos de produção de alimentos, reduzindo simultaneamente as emissões de gases com efeito de estufa da produção, do transporte e da eliminação. Em segundo plano, estamos a trabalhar para influenciar as políticas e os regulamentos do Governo do Reino Unido no sentido de permitirem métodos mais sustentáveis, evitando o envio de resíduos alimentares para aterros e incineração.
Gestão ambiental
Oferecer um alto padrão de gestão ambiental é fundamental para o nosso Programa BA Better World. Em 2025, realizámos um processo de avaliação de nova certificação externa com a Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA), mantendo com sucesso a certificação do Programa de Gestão Ambiental (IEnvA) para o nosso Sistema de Gestão Ambiental. Este resultado reflete o nosso empenho na melhoria contínua do nosso desempenho ambiental e do nosso sistema de gestão e no cumprimento das obrigações regulamentares.
O âmbito da certificação anterior inclui escritórios e instalações corporativas, operações de voo globais e manutenção, reparação e revisão (funções de engenharia). Em 2025, alargámos a nossa certificação para incluir serviços de handling de terra, demonstrando melhorias tangíveis no desempenho ambiental em todas as nossas operações em terra. Obtivemos também a certificação de acordo com as normas do módulo Vida selvagem, reforçando a nossa abordagem de tolerância zero ao tráfico internacional de animais selvagens e o nosso compromisso com os princípios da Buckingham Palace Declaration.
A estrutura IEnvA segue um ciclo de melhoria contínua (Planear, Executar, Verificar, Agir). Isto inclui o cumprimento das obrigações de conformidade, a comunicação de incidentes, a formação, a realização de auditorias e o tratamento das conclusões para promover a melhoria contínua.
Vida selvagem
Buckingham Palace Declaration
Como parte da Taskforce United for Wildlife Transport, apoiamos a luta contra o comércio ilegal de animais selvagens. Estamos empenhados em desenvolver um sistema seguro de partilha de dados e informações credíveis, com as agências aduaneiras e encarregadas da aplicação da lei, relativas às rotas de elevado risco e aos métodos de transporte. Isso permite-nos também recusar o transporte de carga suspeita de conter produtos ou espécies selvagens ilegais.
Discover more
BA Better World
A adoção de medidas significativas e urgentes para enfrentar os impactos da aviação é fundamental para tornar o nosso sector muito mais sustentável a longo prazo. É por esse motivo que estamos empenhados no nosso programa BA Better World – e em inovar para impulsionar a melhoria contínua do nosso desempenho empresarial a nível ambiental, social e de governação.
Pessoas
Preocupamo-nos com os nossos colaboradores e valorizamos os contributos que dão à nossa empresa. A criação de um local de trabalho diversificado e inclusivo contribui para gerar um sentimento de bem-estar e pertença, permitindo que os nossos colegas de classe mundial prosperem.
Empresa responsável
Empenhados em manter os padrões mais elevados de gestão empresarial, impulsionando o desempenho de forma responsável e esforçando-nos por tornar as experiências dos clientes mais sustentáveis e inclusivas, criamos oportunidades nas comunidades onde operamos, ao mesmo tempo que utilizamos as nossas competências únicas para apoiar as pessoas afetadas pelas crises.
* A nossa estratégia de carbono "Rota aérea para emissões líquidas nulas" baseia-se na nossa base de referência de 2019 e será concretizada através de uma combinação de eficiências operacionais e dos aviões, investimentos em novas tecnologias, combustível de aviação sustentável (SAF) e remoções de carbono.
** Com base nos dados operacionais da British Airway
*** O mandato SAF do Reino Unido exige que 2% do total de combustível fóssil para aviação fornecido seja SAF em 2025. Este valor aumentará anualmente, atingindo 10% em 2030 e 22% em 2040.
ReFuelEU Aviação estabelece requisitos para que os fornecedores de combustível para a aviação aumentem gradualmente a percentagem de SAF combinada nos combustíveis convencionais para aviação fornecidos nos aeroportos da UE. Isto inclui uma quota de 2% de SAF nos aeroportos da UE a partir de 2025, e uma quota de 70% de SAF em todos os aeroportos da UE a partir de 2050.