Lugares

Escolha o seu lugar com antecedência

Recomendamos que escolha o seu lugar assim que possível para conseguir aquele que pretende e evitar ficar separado da família e dos amigos.

Como escolher o seu lugar

Pode fazê-lo no momento da reserva do seu voo ou posteriormente, através de Gerir a minha reserva.

Se tiver uma reserva, siga os seguintes passos simples:

  1. Inicie sessão em Gerir a Minha Reserva
  2. Em 'Detalhes da sua reserva', clique no número do voo
  3. Em 'Lugares', clique em 'Ver ou alterar lugares para este voo' e siga as instruções no ecrã
Escolher um assento

Tenho de pagar para escolher um lugar?

Se a escolha do lugar é grátis ou se tem de pagar um extra depende de uma série de fatores, incluindo a tarifa que escolher e a sua cabina de viagem.

Pode escolher o seu lugar gratuitamente desde 24 antes da partida quando o check-in abrir, a menos que tenha reservado um bilhete Basic (em económica, apenas bagagem de mão) em que o seu lugar lhe é atribuído.

Com um bilhete Basic (em económica, apenas com bagagem de mão), pode:

  • pagar para escolher o seu lugar desde o momento em que faz a reserva até ao check-in abrir ou
  • iremos atribuir-lhe um lugar gratuitamente quando o check-in abrir. Poderá pagar para mudar para um lugar diferente, mas a escolha poderá ser limitada.

Se é um Membro (Executive Club), vai acumular Avios se pagar para escolher o seu lugar num voo da British Airways. Acumulará, pelo menos, seis Avios por cada libra (£) gasta. Saiba mais sobre acumular Avios em voos.

Pode ter direito a escolher o seu lugar gratuitamente se se incluir num dos seguintes grupos.

Viajar em Primeira

Pode escolher um lugar gratuitamente na nossa cabina First desde o momento da reserva.

Membros do Executive Club

Como membro do programa de passageiro frequente do Executive Club oneworld® pode escolher lugares em alturas diferentes, consoante o seu nível.

Tem de estar a viajar na reserva ou, no caso dos membros Gold, numa das reservas para que estes benefícios se apliquem. Aplicam-se apenas a voos operados pela British Airways e não estão disponíveis em reservas com tarifa de grupo.

Em algumas situações, os lugares da fila de saída de emergência em voos de médio curso poderão não estar disponíveis de antemão por motivos operacionais.

Gold/oneworld Emerald

Desfrute da seleção gratuita de lugares durante a reserva para todos os elementos do seu grupo. Isto inclui amigos e família noutras reservas, que o acompanhem na mesma classe da viagem e no mesmo voo.

Silver/oneworld Sapphire

Aproveite a seleção gratuita de lugares (excluindo os lugares das filas de saída de emergência em voos de longo curso) desde o momento da reserva para todas as pessoas na sua reserva. Os lugares das filas de saída de emergência em voos de longo curso podem ser selecionados gratuitamente desde 24 horas antes da partida.

Bronze/oneworld Ruby

Aproveite a seleção gratuita de lugares (excluindo os lugares das filas de emergência) desde sete dias antes da partida para todas as pessoas na sua reserva. Os lugares das filas de saída de emergência em voos de longo curso podem ser selecionados gratuitamente desde 24 horas antes da partida.

Blue

Aproveite a seleção gratuita de lugares desde 24 horas antes da partida (excluindo os lugares das filas de emergência) e não incluindo viagens em tarifas basic. Os lugares podem ser adquiridos desde o momento da reserva.

Bilhetes flexíveis e semi-flexíveis

Bilhetes com maior flexibilidade permitem que faça certas alterações à data e à hora do seu voo. Também incluem a seleção gratuita lugares.

  • As tarifas flexíveis (Plus Flex) permitem-lhe escolher lugares gratuitamente a partir do momento da reserva.
  • As tarifas semiflexíveis (Plus) permitem-lhe escolher lugares gratuitamente desde 48 horas antes da partida.

A flexibilidade é escolhida por si quando compra os seus voos.

Escolher lugares juntos em bilhetes separados

Pode ver os lugares ainda disponíveis juntos para escolher gratuitamente 24 horas antes do seu voo, quando o check-in online abrir.

No entanto, se viajar com outros em reservas diferentes, pode pagar previamente para escolher lugares específicos para garantir que ficam sentados juntos no vosso voo. Inicie sessão em Gerir a minha reserva.

Viajar com crianças

Para ter a melhor escolha em termos de lugares e garantir que a sua família viaja junta, o melhor é escolher os lugares com antecedência. Isto poderá requerer um pagamento.

Saiba mais sobre lugares para famílias

Se não escolher os seus lugares previamente

Faremos os possíveis por acomodarmos a sua família junta, atribuindo lugares alguns dias antes da data de partida do seu voo. Contudo, a seleção de lugares poderá ser limitada nessa altura e os seus lugares poderão ficar separados em filas diferentes ou pelo corredor. Iremos certificar-nos de que as crianças com menos de 12 anos ficam sentadas junto a um adulto incluído na sua reserva, mas as crianças com mais de 12 anos são processadas como os adultos pelo nosso sistema e podem ficar separadas do grupo.

Viajar com um bebé com menos de dois anos

A reserva de lugares é gratuita quando viajar com um bebé com menos de dois anos que não tenha um lugar individual. Pode reservar um lugar para si e para todos os passageiros da sua reserva, sem quaisquer encargos, imediatamente após efetuar a reserva, exceto em reservas com mais de nove pessoas. Uma pessoa no seu grupo e a criança poderão escolher uma posição de berço de transporte/lugar, sujeito a disponibilidade. Os restantes passageiros poderão selecionar outros lugares gratuitamente.

Viajar com uma deficiência

Não existe qualquer encargo para escolher lugar se tiver um requisito de lugar específico por ter uma deficiência.

Saiba mais sobre assistência a pessoas portadoras de deficiências

Como reservar o seu lugar

Na maioria dos casos, pode selecionar o seu lugar em Gerir a minha reserva, mas por vezes, poderá ser necessário contactar-nos, como no caso de algumas deficiências não visíveis. Eis o que tem de fazer.

  1. Reserve o seu voo.
  2. Recomendamos que nos informe sobre o tipo de assistência de que precisa, pelo menos 48 horas antes, do horário de partida do voo. Depois de nos ter notificado que precisa de assistência adicional, vá para Gerir a Minha Reserva e clique em 'Lugares' na secção de detalhes do voo
  3. Selecione o seu lugar e se necessitar de qualquer ajuda, contacte-nos

Viajar em grandes grupos

Contacte-nos para obter mais informações

Grupos com mais de nove pessoas

Quando viajar num grupo, atribuiremos os seus lugares gratuitamente. Ainda que tentemos acomodar o seu grupo em lugares contíguos, não o poderemos garantir sempre, especialmente se o seu grupo estiver dividido em reservas separadas.

Para garantir que o seu grupo se senta todo junto ou se pretender lugares específicos, pode pagar para escolher os seus lugares com antecedência. Isto aplica-se apenas a grupos reservados no RU e na Irlanda.

Pagar por um lugar

Quanto irá custar?

Ver mapas de lugares

O custo relativo à seleção de um lugar varia consoante o tipo de lugar e a cabina em que viajar. Os preços estão disponíveis ao fazer a sua reserva ou em Gerir a minha reserva. Pode pagar com antecedência utilizando um cartão de crédito ou de débito ou utilizando Avios nos voos operados pela British Airways.

Poderá não ser possível escolher lugares na primeira fila, pois normalmente estão reservados a clientes deficientes ou para quem viaja com um bebé.

Pagamentos no aeroporto

À semelhança de outras companhias aéreas, só aceitamos pagamentos com cartão de débito ou crédito em muitos aeroportos onde operamos, incluindo no aeroporto de London Heathrow, de London Gatwick e nos aeroportos da América do Norte.

Pagar com Avios

Pode utilizar os seus Avios para pagar lugares com antecedência através de Gerir a minha reserva, com opções de pagamento parcial ou total disponíveis. Esta opção está disponível para voos operados pela British Airways e oferece-lhe mais formas de gastar os seus Avios.

Como Membro Bronze, Silver ou Gold do Executive Club, pode escolher lugares gratuitamente em muitos casos. Para obter mais informações, consulte os nossos termos e condições abaixo.

Alterações e reembolsos

Mais sobre alterações de assentos e reembolsos

Se tiver pago para escolher um lugar e não conseguirmos oferecer-lhe esse lugar ou uma alternativa adequada quando embarcar, poderá pedir um reembolso. Consulte os nosso termos e condições para lugares pagos abaixo.

Termos e condições

Disponibilidade

  • Todos os lugares pagos estão sujeitos a disponibilidade e só são confirmados quando o pagamento for efetuado.
  • Os lugares pagos estão disponíveis nos voos operados pela British Airways e em voos operados pela British Airways comercializados por outras companhias aéreas.
  • Os lugares pagos poderão ser oferecidos pelas companhias aéreas franchisadas da British Airways. Os Termos e condições relativos aos lugares nas companhias aéreas franchisadas da British Airways poderão diferir dos Termos e condições relativos aos lugares nos voos operados pela British Airways, pelo que recomendamos que consulte os Termos e condições relevantes da companhia aérea franchisada.
  • Os lugares pagos poderão não estar disponíveis em alguns voos operados por companhias parceiras em regime de codeshare.
  • Assentos pagos para grupos de clientes (reservas com mais de 9 passageiros) apenas estão disponíveis quando a reserva tiver sido efetuada diretamente com o serviço de vendas para grupos da British Airways. Os clientes que viajam em grupo que tenham efetuado a sua reserva através de uma agência de viagens ou de um operador de turismo, neste momento, não podem reservar lugares pagos. Atualmente, o pagamento em Avios não está disponível para clientes a viajar em grupo.
  • Todos os passageiros sem bilhete, incluindo aqueles que viajem num cruzeiro ou com um pacote de férias, que ainda não tenham recebido confirmação dos números de bilhete, não podem escolher lugares pagos até terem recebido a confirmação dos seus números de bilhete.

Alterações aos lugares

  • Nos voos comercializados e operados pela British Airways, poderá alterar o seu lugar (sujeito a disponibilidade) em qualquer altura. Se alterar o seu lugar para outro mais económico, a diferença não será reembolsada. Se alterar o seu lugar para outro mais caro, terá de pagar a diferença de preço.
  • Não poderá alterar lugares pagos em voos operados pela British Airways comercializados por outras companhias aéreas.
  • Os lugares pagos não estão garantidos, uma vez que poderão ter de ser alterados por motivos operacionais ou de segurança, mesmo depois de embarcar no avião.
  • Se alterarmos o seu lugar, tentaremos encontrar uma alternativa adequada. Se não ficar totalmente satisfeito com o seu novo lugar, pode solicitar um reembolso do lugar pago.
  • Os lugares pagos não são transferíveis para outros passageiros.

Reembolsos

  • Os lugares pagos não são reembolsáveis, a não ser que:
    • a British Airways tiver alterado o seu lugar para um lugar alternativo e não tiver ficado satisfeito com o lugar alternativo
    • a British Airways cancelar o seu voo
    • Tenha-se tornado não elegível para se sentar na fila de emergência e nos tenha informado, pelo menos, 48 horas antes da hora de partida agendada do seu voo, ou
    • Tenha pago um upgrade de cabina e não pretenda pagar a diferença para selecionar o seu lugar na cabina para a qual fez o upgrade.

O acima referido não afeta qualquer direito a um reembolso que possa ter durante um período de "reflexão", se e na medida em que for aplicável ao abrigo da lei local. Poderá encontrar informação detalhada sobre esta questão ao abrigo da Lei de Defesa do Consumidor de Israel de 1981 nas nossas Informações legais.

  • De forma a evitar qualquer dúvida, os lugares pagos não serão reembolsados se:
    • Cancelar o seu voo
    • Receber involuntariamente um upgrade
    • For considerado que não reúne os requisitos para se sentar no tipo de lugar que selecionou
    • Aceitar um voucher para utilização numa reserva futura que inclua um lugar pago (consulte os Termos e condições relevantes para vouchers), ou
    • tiver reservado um voo operado pela British Airways comercializado por outra companhia aérea e optar por mudar para um voo diferente.
  • Nos voos operados e comercializados pela British Airways, consoante o tipo de bilhete, se optar por mudar para um voo diferente, terá o direito de escolher um lugar equivalente no novo voo. Se não estiver disponível um lugar equivalente, quaisquer montantes anteriormente pagos pelo lugar serão cobrados e não serão reembolsados. Como alternativa, poderá optar por um lugar mais caro e pagar a diferença de preço.
  • Nos voos comercializados por outras companhias aéreas, se optar por mudar para um voo diferente, não terá o direito de escolher um lugar equivalente no novo voo e não terá direito a um reembolso.
  • Tem 30 dias após o último voo no seu itinerário para solicitar um reembolso de um lugar pago, quando aplicável. Submeta o seu pedido de reembolso online utilizando o nosso formulário de reembolso do lugar. Não é possível processar pedidos de reembolso no aeroporto ou a bordo.
  • Salvo indicação em contrário, só efetuaremos o reembolso para o cartão de crédito que foi utilizado para pagar o lugar pago. No caso de pagamentos em Avios, o reembolso será feito para a conta de Avios do Membro do Executive Club.

Assentos junto da saída de emergência

  • Os lugares junto da saída de emergência encontram-se situados ao lado ou imediatamente antes da saída de emergência.
  • Se escolher um lugar na fila da saída de emergência, no caso improvável de uma evacuação de emergência, terá de ajudar a abrir a porta de emergência. Por este motivo, deve: ter mais de 12 anos (exceto em voos operados pela Comair, em que deverá ter mais de 16 anos); não ser uma pessoa grávida; não ter necessidades de acessibilidade, nem ser substancialmente surdo ou cego; ter força suficiente para operar a porta da saída de emergência; ser capaz de compreender as instruções impressas ou verbais fornecidas em inglês; e conseguir e estar disposto a prestar assistência no caso de uma evacuação de emergência. Quando solicitar um lugar na fila da saída de emergência, ser-lhe-á pedido para verificar a sua elegibilidade.
  • A British Airways poderá determinar, ao seu exclusivo critério, se cumpre os requisitos para se sentar num lugar numa fila de saída de emergência. Se não cumprir os requisitos, atribuir-lhe-emos um lugar alternativo. A quantia adicional paga por um lugar na fila de emergência será cobrada e não reembolsada.
  • Se, após a data de pedido de um lugar na fila de saída de emergência, deixar de cumprir os requisitos para se poder sentar num lugar na fila de saída de emergência, contacte-nos, pelo menos, 48 horas antes do seu voo para pedir um reembolso.

Utilizar Avios como pagamento da seleção de assento

  • Os Membros do Executive Club podem utilizar os Avios para pagar o preço total ou parcial do lugar pago nos voos operados pela British Airways, em Gerir a minha reserva, no site ba.com ou através do Centro de atendimento da British Airways.
  • Os lugares pagos adquiridos com esta opção de pagamento estarão sujeitos a estes Termos e condições relativos aos lugares pagos.
  • Todos os lugares selecionados devem ser elegíveis para o pagamento total ou parcial com Avios, para que os Avios possam ser aplicados à reserva.
  • As taxas de pagamento em Avios são definidas numa série fixa de moedas. Se houver mais do que uma opção de pagamento Avios disponível, não é possível alterar a opção de preço escolhida depois de a reserva ter sido efectuada.
  • O montante a pagar em Avios dependerá da classe da cabina, da rota selecionada e do número de pessoas na reserva. Estas informações serão apresentadas na página de reserva.
  • A British Airways reserva-se o direito de alterar as taxas de pagamento em Avios Aplicáveis a qualquer momento, conforme tenha por conveniente, mas isto não será aplicável às reservas já efetuadas.
  • Quando um membro do Executive Club pagar por lugares utilizando Avios, os Avios serão debitados da conta do Executive Club do Membro relativamente a cada passageiro na reserva.
  • Quando forem utilizados Avios no pagamento total ou parcial de lugares, esses Avios serão reembolsáveis apenas de acordo com as regras detalhadas nestes Termos e condições relativos aos lugares pagos.
  • Quando um lugar for selecionado, utilizando Avios como pagamento total ou parcial, para um membro que faça parte da Conta principal ou da Lista de Família e Amigos, os Avios serão retirados do saldo de Avios de cada Membro, proporcionalmente ao saldo de Avios de cada Membro da Conta principal. Os membros de uma Conta principal podem fazer o pagamento parcial ou total em Avios de lugares pagos destinados a pessoas que não pertençam à Conta principal.
  • O pagamento parcial em Avios não pode ser utilizado em conjunto com quaisquer outras ofertas promocionais, exceto quando indicado expressamente em contrário.
  • Os membros não acumulam Avios e Pontos de nível com lugares pagos.
  • Não é possível utilizar Avios em lugares pagos de reservas feitas através do Concur ou em reservas de grupo.

Reservar um lugar adicional para ter mais espaço

Pode comprar mais um bilhete para que não fique ninguém no lugar ao seu lado para ter mais espaço pessoal ou para proteger um artigo frágil ou precioso, como um instrumento musical ou um quadro.

Um artigo deve caber por debaixo do banco, caso contrário, deverá ser registado como bagagem de porão. Saiba mais sobre a bagagem.

Como reservar um lugar adicional

  • Contacte-nos ou ao seu agente de viagens para reservar um lugar adicional, já que este tipo de reserva não pode ser feito online.
  • Se chegar ao aeroporto sem ter reservado previamente um lugar adicional, contacte um funcionário da British Airways.Se existirem lugares disponíveis na cabina em que está a viajar, poderá ser possível comprar um lugar adicional.
  • Em muitos aeroportos, incluindo em London Heathrow, London Gatwick e em alguns aeroportos na América do Norte, apenas poderá efetuar pagamentos com um cartão. Informe-se junto de um membro da nossa equipa no aeroporto para saber se é possível converter dinheiro num cartão de pagamentos.

Segurança e mais espaço pessoal

Se pretende que o lugar junto a si fique livre para ter espaço pessoal adicional, pode adquiri-lo como um lugar extra para seu conforto.

Terá de comprar um lugar adicional para seu conforto se:

  • estiver a viajar em classe económica e necessitar de mais espaço para apertar o cinto de segurança durante a descolagem, a aterragem ou períodos de turbulência, ou
  • não conseguir baixar totalmente ambos os apoios para os braços do seu lugar. É um requisito de segurança ter um apoio para os braços totalmente rebaixado entre cada passageiro durante a descolagem, a aterragem e em caso de turbulência.

Podemos fornecer-lhe uma extensão para o cinto de segurança, se necessário.

Tenha em conta o seguinte:

  • Um lugar extra não confere largura adicional ao lugar – consulte o nosso guia de dimensões de lugares abaixo para obter as larguras mínimas de lugar nos nossos aviões.
  • Na maioria dos nossos aviões de longo curso, os apoios de braços em cabina económica não recolhem totalmente até às costas do lugar. Param num ângulo de 45 graus quando levantados e não levantam mais.
  • Deve existir um apoio de braço totalmente rebaixado entre cada passageiro durante a descolagem, a aterragem e em caso de turbulência. 
  • Os apoios de braços são fixos nas nossas cabinas First, executiva (Club World) e económica premium (World Traveller Plus) e não podem ser levantados ou rebaixados.
  • Não é possível comprar um lugar extra na divisória ou numa saída de emergência.
  • Não poderá adquirir um lugar extra num voo operado pela British Airways se a sua viagem incluir um voo operado por outra companhia aérea.
Cabine Dimensões
Euro Traveller (voo de médio curso)

Largura do lugar standard: 17 a 18 polegadas/43 cm a 45 cm

Todos os apoios para os braços se elevam na totalidade, para que dois lugares possam ser usados em conjunto.

World Traveller (económica de longo curso)

Largura do lugar standard: 17 a 18 polegadas/43 cm a 45 cm

Os apoios para os braços elevam-se. Em alguns aviões atingem um ângulo de apenas 45º graus, para poderem ser posicionados completamente para trás ao nível do assento (por exemplo, A380).

World Traveller Plus (económica premium de longo curso)

Largura do lugar standard: 18,5 polegadas/46 cm

Os apoios para braços não se elevam, com exceção de alguns lugares na coxia destinados a clientes que necessitem de assistência à mobilidade ou a pessoas portadoras de deficiência. Os apoios para braços dos assentos da primeira fila não se elevam.

Club Europe (executiva de médio curso)

Largura do lugar standard: 18 polegadas/45 cm

Todos os apoios para os braços se elevam, cada conjunto de assentos pode estar dividido por um sistema central de largura fixa que não pode ser elevado. 

Club World (executiva de longo curso)

Largura do lugar standard: 19 a 20,5 polegadas/48 cm a 52 cm

Uma vez que estes assentos são unidades individuais, os apoios para os braços são fixos e não podem ser ampliados / alterados.

Primeira classe

Largura do lugar standard: 22 polegadas/55 cm

Uma vez que estes assentos são unidades individuais, os apoios para os braços são fixos e não podem ser ampliados / alterados.

Escolher lugares nas nossas companhias aéreas parceiras

Se fizer uma reserva connosco para um voo operado pela American Airlines, Finnair, Iberia, JAL ou Qantas, pode escolher os seus lugares em Gerir a minha reserva.

Se estiver a viajar com um dos nossos parceiros de aliança oneworld e for um membro do Executive Club Gold/oneworld Emerald, um membro Silver/Sapphire ou um membro Bronze/Ruby, pode contactar o seu centro de apoio ao cliente local da British Airways para escolher um lugar para esse voo.

Em quaisquer outros casos, quando viajar com uma das nossas companhias aéreas parceiras, contacte-as diretamente para escolher seu lugar.

Não é possível utilizar Avios para pagar assentos em voos que são operados pelos nossos parceiros.

Se tiver pago para escolher um lugar num voo operado por qualquer uma das nossas companhias aéreas parceiras e pretender um reembolso, entre em contacto com estas diretamente.